O Dia Internacional do Consumidor, 15 de março, foi o cenário para o lançamento do site oficial do Procon/AC, http://procon.ac.gov.br/, e a apresentação do cadastro de reclamações, que contém o ranking das empresas campeãs em reclamações no período de janeiro a dezembro de 2012.
Os dados foram retirados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), que capta informações feitas durante e após o atendimento feito em todos os órgãos do país. O ranking que divulga as empresas serve para alertar o consumidor e somar no poder de escolha na hora da compra. Com o lançamento do site, o cidadão pode acessá-lo e verificar on-line a situação da empresa, evitando problemas futuros com certos fornecedores. O site também disponibiliza consultas, tira-dúvidas e acompanhamento.
Para a diretora do Procon, Vanusa Messias, o aumento de 26% das reclamações em 2012 se deve à conscientização do consumidor com seus direitos. “O consumidor tem procurado mais os seus direitos, o Procon também se transformou num órgão em que o consumidor confia, e isso se reflete nos dados”, completou.
Confira abaixo as dez empresas mais reclamadas no Acre em 2012: