Após reunião realizada na última terça-feira, 12, com representantes da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e gestores escolares em Cruzeiro do Sul, mais de 20 mil alunos retornaram às aulas nesta quarta-feira, 13, após atraso ocasionado pela empresa contratada pelo governo na conclusão do concurso público para a contratação de novos professores.
As aulas estavam suspensas pelos diretores desde a última quinta-feira, 7, mas a situação foi normalizada no município, com 98% do quadro de professores aptos para lecionar. Segundo o coordenador do núcleo da SEE em Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, o cadastro de reserva do concurso irá convocar outros educadores após análise curricular, sendo necessário “avaliar a formação e o tempo de serviço dos possíveis novos professores”.
Atualmente, o sistema de ensino da rede estadual do Acre conta com 8.872 professores, sendo 16% do quadro provisório de professores e 84% do quadro efetivo, totalizando mais de 7 mil docentes efetivados na rede estadual de ensino. Josenir Calixto, diretor de Ensino da SEE, explicou que algumas informações veiculadas nos últimos dias precisam ser retificadas, como o início do ano letivo em julho no interior do Estado.
Segundo ele, as aulas já começaram no dia 25 de fevereiro, com exceções a essa informação, sendo as escolas que estão em reforma graças aos benefícios da ordem de serviço assinada pelo secretário Daniel Zen e pelo governador Tião Viana, no dia 1º de fevereiro. “Acreditamos que, na segunda quinzena de abril, as aulas das escolas situadas em Rio Branco, Capixaba, Plácido de Castro, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul estejam se iniciando normalmente.”