César Messias assina decreto que institui gestão compartilhada na Resex Chico Mendes

O governador em exercício, César Messias, que institui a gestão compartilhada na Resex Chico Mendes (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Governador em exercício, César Messias, institui a gestão compartilhada na Resex Chico Mendes (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 

“O sangue do nosso companheiro Chico [Mendes], as lágrimas que derramamos, as noites de sono perdido não foram em vão”, disse, emocionado, o líder seringueiro Raimundão Mendes Barros, primo de Chico Mendes, ao participar do ato que marcou a assinatura do decreto que instituiu a gestão compartilhada entre Estado e governo federal na área da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, ocorrido nesta terça-feira, 12, no auditório da Biblioteca da Floresta.

O governador em exercício, César Messias, assinou o decreto número 5.418, que institui a gestão compartilhada na Resex Chico Mendes, na data que a reserva completa 23 anos de criação. Messias observou que a região conseguiu muitas conquistas, mas frisou que ainda é preciso avançar mais em políticas públicas.

“O governador Tião Viana tem se mostrado muito aberto na busca pelo desenvolvimento da reserva. Agora o governo vai entrar na reserva com o apoio de diversas secretárias como a de Serviços Florestais, Saúde, Produção e outras secretarias para juntos com o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade] definir investimentos e avanços”, acrescentou o governador em exercício.

 

A assinatura aconteceu durante a 10ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Resex (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Assinatura aconteceu durante a 10ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Resex (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 

A assinatura aconteceu durante a 10ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Resex. A concretização do documento surgiu após debates entre os moradores da reserva e depois da realização de um censo que apontou que na região moram cerca de duas mil famílias. De acordo com Raimundão Barros, uma das prioridades da comunidade agora será a instituição de uma faculdade para moradores da Reserva Chico Mendes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter