Mais de 850 alunos fazem parte do Quero Ler na Transacreana

Tião Viana visitou alunos do programa que moram na região da Transacreana e levou uma palavra de apoio pedindo, principalmente, para que não desistam (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana visitou alunos do programa que moram na região da Transacreana e levou uma palavra de apoio pedindo, principalmente, para que não desistam (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em sua série de visitas às turmas do programa Quero Ler, em Rio Branco, o governador Tião Viana conheceu na noite desta sexta-feira, 8, parte dos 850 jovens e adultos que fazem parte das 65 turmas montadas na Estrada Transacreana. Eles se reuniram na quadra escola Dr. Santiago Dantas e ouviram uma palavra de apoio do governador, criador do programa que pretende erradicar o analfabetismo no Acre até 2018.

“O Brasil tem essa dívida histórica de não ter dado oportunidade de todos chegarem aonde quisessem na área do conhecimento. Vocês que estão aqui são pais, mães, avós, e já fizeram algo por alguém, trabalharam pros filhos estudarem e não tiveram tempo para si. Agora é a vez de vocês. E faço um pedido: não desistam! E se verem que alguém faltou, sejam amigos, não o deixem desistir. Só assim venceremos”, disse Tião Viana.

Para este ano, mais de 300 turmas compõe o Quero Ler só em Rio Branco. A expectativa é atender cinco mil pessoas na zona urbana e outras duas mil na zona rural da capital. Para 2016, além das sete mil pessoas na capital, pelo menos mais 17 mil devem ser atendidas nos municípios.

Tudo isso num investimento de R$ 26 milhões para chegar a pessoas como o senhor Francisco Lira, de 59 anos, pai de cinco filhos. “É muito bom tá aqui. A gente aprende a ler e aí pega um ônibus sem ser errado e tantas outras coisas pra vida. Eu morava no interior e não tive oportunidade porque éramos oito e era muito trabalho de cortar seringa, pra fazer borracha e pagar o patrão. Todos meus filhos estudaram e agora chegou minha vez”, conta timidamente.

“É muito bom tá aqui. A gente aprender a ler e aí pega um ônibus sem ser errado e tantas outras coisas pra vida”, conta Francisco Lira (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“É muito bom tá aqui. A gente aprender a ler e aí pega um ônibus sem ser errado e tantas outras coisas pra vida”, conta Francisco Lira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Grandes parceiros

A noite na escola Dr. Santiago Dantas contou a presença de grandes parceiros e apoiadores do programa Quero Ler, como a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, o vice-prefeito Márcio Batista, o deputado federal Leo de Brito, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão e o próprio coordenador do programa, Moisés Diniz.

Para Leo de Brito, esse é um programa especial. “Estamos em pleno século XXI e é inaceitável que ainda hoje haja pessoas que não sabem ler e escrever. A meta de acabar o analfabetismo no Brasil é apenas em 2024, mas o governador Tião Viana tomou esse desafio de erradicar no Acre até 2018 e está de parabéns por isso”, ressalta.

Com a prefeitura de Rio Branco sendo uma das maiores parceiras do programa, o vice-prefeito Márcio Batista também o exaltou. “Nós acreditamos que a verdadeira emancipação do homem é quando ele consegue ter acesso às letras e ao mundo do conhecimento. Temos essa parceria efetiva com o Estado e nossas equipes estão devidamente integradas nesse grande movimento”.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter