O Brasil é campeão mundial de mortalidade por violência. Assim, para discutir o Pacto Pela Redução Nacional dos Homicídios, integrante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias, reuniu-se com o major PM Jatnel Januário, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Aplicadas da Segurança Cidadã da Secretaria de Segurança do Amazonas, o pesquisador Antônio Gelson Nascimento, do Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas da Universidade do Estado Amazonas, e membros do núcleo que coordena esse estudo na Amazônia Ocidental para o Ministério da Justiça (MJ).
De amplitude nacional, o estudo é desenvolvido em parceria com as Nações Unidas, na perspectiva de entender o fenômeno dos homicídios no Brasil.
No Acre, segundo Nascimento, a matéria se concentra na capital com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública.
Emylson Farias avaliou a pesquisa científica como subsídio às políticas públicas na área: “A academia começa a buscar o mais importante para a segurança pública: as causas da violência”.
Nascimento lembrou que a Senasp/MJ e a Secretaria de Segurança buscam construir um projeto de amplo alcance para conter os crimes contra a vida. “O envolvimento de pessoas em crimes violentos, letais e intencionais possui relação com as drogas”, assegurou.