Cruzeiro do Sul sedia aula inaugural do Programa de Residência Florestal

O secretário Edvaldo Magalhães discursou na aula inaugural na Ufac em Cruzeiro do Sul (Foto: Assessoria Sedens)

O secretário Edvaldo Magalhães discursou na aula inaugural na Ufac em Cruzeiro do Sul (Foto: Assessoria Sedens)

A Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizou na manhã de sábado, 9, na biblioteca da Ufac, em Cruzeiro do Sul, a aula inaugural do Programa de Residência Florestal.

O momento foi de agradecimento, confraternização e de início dos trabalhos e estudos para 19 engenheiros florestais que foram beneficiados pelo Programa de Residência Florestal, por meio do qual cada residente ganha uma bolsa mensal no valor de R$ 1,5 mil, pelo período de um ano, e o certificado de Especialista em Gestão Florestal pela UFPR.

Um momento único para cada residente e também para a Ufac em Cruzeiro do Sul, que foi contemplada com 12 das 19 vagas disponíveis – as demais foram para Rio Branco.

Recém-formado, Ismael Santos é um dos bolsistas do curso. Para ele, essa é uma oportunidade que não será desperdiçada. “Pretendo não só aprimorar os meus conhecimentos, mas contribuir com meu Estado. Vou aproveitar cada minuto do curso”, disse.

Os novos residentes fizeram uma visita à sede da Sedens em Cruzeiro do Sul e ao Parque Industrial Florestal da cidade (Foto: Assessoria Sedens)

Os novos residentes fizeram uma visita à sede da Sedens em Cruzeiro do Sul e ao Parque Industrial Florestal da cidade (Foto: Assessoria Sedens)

O Programa de Residência Florestal visa estreitar os laços entre a academia e o mercado de trabalho, criando também uma rede de parcerias que fortalece o curso de Engenharia Florestal da Ufac, aperfeiçoando os profissionais recém-formados e contribuindo para o atendimento às demandas do mercado local, com a oferta mão dr obra qualificada.

Cada estudante deverá cumprir 1.920 horas de atividades nas instituições privadas, organizações não governamentais e órgãos públicos atuantes no setor florestal.

O secretário Edvaldo Magalhães, da Sedens, afirmou que o Estado tem se empenhado em melhorar a vida das pessoas e dar oportunidades a quem precisa. “Os engenheiros terão a oportunidade de participar de um momento histórico para o Acre, no que diz respeito às novas perspectivas para o setor florestal e à oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na faculdade. O Estado está inserindo as pessoas num projeto de desenvolvimento humano e econômico”, declarou.

Na manhã desta segunda feira, 11, os novos residentes fizeram uma visita à sede da Sedens em Cruzeiro do Sul e ao Parque Industrial Florestal da cidade, onde puderam ver de perto o trabalho desenvolvido pela indústria madeireira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter