O Dia da Mulher não é apenas para celebrar a beleza, o carinho e a sensibilidade feminina, mas um dia para se discutir os desafios, as conquistas e o que falta nas políticas públicas para elas. Por isso, o programa Acre Solidário lançou na manhã desta sexta-feira, 8, no gabinete do governo do Estado, a campanha Mês da Mulher Solidária, que irá sensibilizar mulheres a ajudar outras mulheres em situação de risco em casas de passagem.
A campanha vai de 8 a 22 de março e tem como objetivo juntar o maior número possível de materiais de higiene pessoal, lençóis, toalhas e roupas femininas. Todo o material arrecadado será doado para as entidades pertencentes a Central de Articulação das Entidades da Saúde (Cades), que cuidam de mulheres carentes, vítimas de violência ou em recuperação contra as drogas. E do dia 23 ao dia 30, além da entrega dos donativos, serão ofertados exames de saúde para essas mulheres, como colo de útero e glicemia, além de um dia de beleza.
“Essa é uma ação que junta o sentimento e o carinho das mulheres para outras mulheres. Faremos juntas essa entregas e levaremos um abraço amigo para elas”, conta a primeira dama do Estado, Marlúcia Cândida, coordenadora do Acre Solidário. Ela também reforça o quanto a mulher é solidária por natureza e que essa força não deve ser deixada de lado, “Nós temos que estar juntas daquelas que não são lembradas, ou que só são lembradas pela dor, não pelo amor”.
O secretário de Assistência Social, Antônio Torres, aproveitou o evento para fazer uma brincadeira, “Hoje é o Dia do Homem, do homem dar carinho, amor, amparo e cozinhar para a mulher dele”. O secretário parabenizou a ação organizada pela primeira dama e deixou claro que a Secretaria de Assistência Social está sempre atenta a garantir e amparar as mulheres que tenham seus direitos negados ou privados em qualquer situação.
Já a secretária de Políticas Públicas Para as Mulheres, Concita Maia, reforçou que o governo do Estado está com uma programação especial para as mulheres em todo o Acre durante o mês de março. Segundo Concita, “Ao lado do governador Tião Viana existem mulheres maravilhosas com esse compromisso pelo projeto de desenvolvimento do Acre e um coração pulsante. E que nessa campanha, todos as mulheres e homens liberem suas energias positivas de afeto e amor”.
Quem quiser participar da campanha Mulher Solidária pode deixar seus donativos em postos de arrecadação nas repartições públicas marcadas com o cartaz do movimento. O Acre Solidário é apoiado pelo governo do Estado do Acre, Fieac, Lions Club, Rotary Club, Grande Loja Maçônica e outras entidades.
Galeria de imagens