Sesacre e IBCC preparam workshop em mastologia

 A secretária Suely Melo se reuniu com representantes do IBCC e da Saúde (Foto: Assessoria Sesacre)

A secretária Suely Melo se reuniu com representantes do IBCC e da Saúde (Foto: Assessoria Sesacre)

Na manhã desta quinta-feira, 7, a secretária de Estado de Saúde Suely Melo se reuniu com representantes do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) para tratar de assuntos relacionados ao I Workshop em Mastologia, que deverá ser realizado em abril.

Também participaram da reunião médicos especialistas, gerentes de departamentos da Saúde, a diretora do Hospital do Câncer e o superintendente do Hospital das Clínicas de Rio Branco.

O evento tem como principal objetivo a disseminação do conhecimento em mastologia e será direcionado a médicos e enfermeiros da capital e do interior do estado. Durante o workshop, serão abordados temas como prevenção, diagnóstico, tratamento cirúrgico, quimioterapia, radiologia e reconstrução mamária, além de cuidados de enfermagem.

“Hoje nós temos no Acre cerca de 4.200 mil pacientes fazendo tratamento de câncer de mama. Então, a vinda de vocês do IBCC será muito boa para nós, pois poderemos melhorar cada vez mais o serviço oferecido no Estado”, afirmou a secretária Suely. Ela lembra a importância de garantir não só o atendimento ao paciente, mas a resolutividade para o problema, além da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento humanizado.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil o câncer de mama atinge 50 mil mulheres por ano e, desses casos, 12 mil vão a óbito, o que faz com que a doença seja a principal causa de morte para o sexo feminino.

Existem alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer de mama em mulheres (os homens também podem desenvolvê-lo), como por exemplo, a genética, a alimentação, a não amamentação e o tabagismo. Especialistas orientam que, a partir dos 20 anos, as mulheres façam o autoexame e, depois dos 40, realizem anualmente a mamografia, que poderá detectar a doença.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter