A mulher do século XXI tem se destacado na profissionalização como participante ativa e às vezes única no provimento da renda familiar. A maioria dos cursos que o IDM oferta é composta por uma média de 70% de mulheres. Até em algumas categorias onde é predominante a presença de homens elas se destacam, como nos cursos de pedreiro, mestre de obras, roçador, eletricista, encanador, mecânica de manutenção de motocicletas, marceneiro e outros.
O curso de Manutenção e Mecânica de Motos ofertado pelo governo do Estado por meio do Instituto Dom Moacyr é um dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ele tem 18 participantes e é composto de parte teórica e prática. As aulas estão sendo ministradas no bairro Calafate, em uma oficina de motos.
Josiane Fernandes, 30, mãe de dois filhos, moradora do bairro Tancredo Neves, é educanda do curso de Manutenção e Mecânica de Motos. Segundo ela, inicialmente teve que enfrentar o preconceito para ingressar na área, mas lutou para permanecer, pois viu que tinha aptidão. “Escolhi fazer o curso por conta da demanda, que é um espaço que dá futuro. Hoje é mais fácil adquirir uma moto, e muita gente vai precisar do meu trabalho”, disse Josiane.
Sua irmã Josilene Fernandes, 29, casada, mãe de um filho e moradora do bairro Eldorado, também é participante do curso. “No início meu esposo não queria aceitar, mas depois que viu que eu não ia desistir e estava aprendendo mesmo, não implicou mais. Ele também trabalha na área, mas sem formação, e agora digo para ele que quando montarmos nossa oficina vou ser sua chefe”, relata Josilene, aos risos.
Com o Pronatec, o governo do Estado tem o objetivo de beneficiar as famílias inscritas nos programas de transferência de renda e proporcionar a inclusão socioprodutiva das famílias acreanas.
As parcerias do Pronatec e IDM ocorrem com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) e Secretaria de Estado e Desenvolvimento Florestal da Indústria e do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).
“Hoje a mulher vence grandes desafios. Seja cuidando dos filhos ou do sustento da casa, ela segue quebrando estigmas e não desiste de ir em busca de melhores condições para sua família. Temos percebido quão grande é a força de vontade das que se inscrevem nos cursos e se destacam iniciando seus próprios empreendimentos. São um exemplo de luta e perseverança diária”, destaca o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.