O governo do Acre, em parceria com Ministério da Saúde (MS) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca), realiza nos dias 5 e 7 deste mês um treinamento direcionado aos profissionais de saúde para implantar o Sistema de Informação sobre Câncer do Colo do Útero e Mama (Siscan Web). O treinamento ocorre no Laboratório do Datasus, das 8 às 17 horas, próximo ao Detran.
De acordo com a gerente da Divisão Estadual do Câncer, Argentina Rocha, o treinamento será direcionado aos enfermeiros que atuam na Atenção Primária em Saúde nos 22 municípios acreanos. Após o treinamento, a Coordenação Nacional do Siscan Web fornece um login de acesso a todas as coordenações regionais e municipais. Esse usuário será responsável por dar acesso (novos logins) aos profissionais envolvidos no processo.
O Siscan Web é uma plataforma que agrega informação do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama. Para Argentina, a implantação do sistema no Estado vai dar agilidade nas informações sobre a saúde da mulher.
“Antes tínhamos dois sistemas de informações que eram o Siscolo e o Sismama. O Siscam Web é a junção dos dois. Com esse sistema, muda muito coisa – uma delas é a facilidade do acesso à informação, que será em tempo real”, diz Argentina.