Em continuidade às ações de orientação e monitoramento no interior do Estado, a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social (Seds), através do Departamento de Proteção Social Básica e suas coordenações estaduais do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), programa Projovem e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), esteve em visita técnica à região do Alto Acre, no período de 18 a 22 do mês passado.
O objetivo do governo do Estado é estar presente nos 22 municípios, dando o suporte necessário para a execução das ações estabelecidas na Política Nacional de Assistência Social. A presença dos técnicos da Seds, realizando o assessoramento, monitoramento e capacitação dos gestores municipais de Assistência Social, reflete a importância da sistematização de uma logística de trabalho que possa dar clareza aos serviços de proteção básica, em especial o de atendimento à família, com vista à redução das situações de vulnerabilidade social em que muitas delas ainda se encontram.
“O papel da Seds nos munícipios, por intermédio da coordenação estadual dos Cras, é fundamental. Hoje, acompanhamos as 28 unidades existentes no Estado, dando o suporte de assessoria técnica no sentido de fortalecer as ações com os municípios, para que eles possam atender as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, destaca a coordenadora estadual do Cras, Patrícia Campos.
A coordenadora estadual do Projovem, Lafifia Lima, também comenta sobre a importância da Seds junto aos munícipios. “A concretização desse trabalho em rede amplia a visão dos gestores municipais para a relevância do fortalecimento dos vínculos familiares, que é um dos objetivos do Projovem”, destaca.
Durante o encontro com os secretários municipais de Assistência Social, realizado em fevereiro deste ano, o secretário da Seds, Antonio Torres, enfatizou aos gestores municipais as prioridades das ações do governo do Estado na área da assistência social. “Reafirmamos o compromisso em unir esforços para que os indicadores sociais do Acre sejam melhorados a cada intervenção e que o impacto de nossas ações possa transformar positivamente a vida de muitas pessoas”, enfatizou.