O Casef funciona onde era o antigo Centro Socioeducativo Acre. Antes a unidade abrigava socioeducandos em medida de internação. Atualmente o local atende adolescentes em semiliberdade, com uma rotina mais próxima do meio educacional.
Esses jovens passam o dia no Casef em atividades de escolarização e profissionalização. À noite retornam para suas casas.
“Além de informar os pais sobre a nova metodologia de atendimento, essa reunião teve o intuito de tratar sobre as especificidades de cada adolescente. Nesse encontro, orientamos a família separadamente sobre assuntos referentes aos adolescentes, questões dos finais de semana, drogadição, e situações de envolvimento em conflito. Esse encontro se repetirá todas as sextas-feiras”, explicou a diretora do Casef, Sandra Amorim.
Durante a atividade, a equipe da Rádio Humanizar realizou uma dinâmica com o objetivo de aproximar o adolescente dos pais. A brincadeira foi aprovada por todos.
Para a dona de casa Maria Socorro da Silva, a nova metodologia de semiliberdade dá mais oportunidade para o futuro do filho, que cumpre medida socioeducativa. “Os cursos profissionalizantes vão ajudá-lo a ser alguém na vida. Pelo menos aqui eu sei que ele está estudando, e se deixar de fazer alguma atividade, as técnicas me avisam”.
Segundo o presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Henrique Corinto, resgatar os laços familiares é um dos principais objetivos da valorização da semiliberdade. “Nós trabalhamos para que esse jovem saiba que pode ter boas escolhas. A equipe do Casef está absolutamente preparada para lidar com as diversas situações. Mas o nosso foco é sempre a família e a volta do convívio em sociedade”, afirma.