Instituto Dom Moacyr capacita adolescentes em restrição de liberdade

Adolescentes aguardando a certificação (Foto: Tamara Smoly)

Adolescentes aguardando a certificação (Foto: Tamara Smoly)

O Centro de Apoio à Semiliberdade Egresso e Família (Casef), antigo Centro Socioeducativo Acre, é uma instituição estadual responsável por ressocializar os adolescentes que estão cumprindo medidas disciplinares. Ele oferece escolarização e cursos profissionalizantes, em que o Instituto Dom Moacyr (IDM) é um dos ofertantes. Hoje o IDM certificou os concluintes do curso de vendedor.

O centro abriga durante o dia 84 adolescentes, que no período da noite retornam para as suas casas. São oferecidas atividades de escolarização, realizadas por profissionais do Programa Especial do Ensino Médio (PEEM) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a capacitação profissional ofertada pelo IDM e outras instituições locais.

Os cursos têm beneficiado os que já estão desacreditados pela família e pela sociedade. Com a profissionalização, os adolescentes começam a ter uma nova oportunidade, um novo olhar e uma nova perspectiva de futuro no mercado de trabalho.

Presidente do IDM, Marco Brandão (Foto: Tamara Smoly)

Presidente do IDM, Marco Brandão (Foto: Tamara Smoly)

No Casef os adolescentes participam de atividades esportivas, em uma área ampla, composta de quadra de esportes, piscina e espaço coberto de lazer onde eles recebem refeições e são acompanhados por pedagogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e odontólogos.

A diretora da Casef, Sandra Amorim, relata que o ato infracional está vinculado ao uso de drogas. “Quando a gente trabalha os cursos profissionalizantes, são buscadas outras possiblidades para suas vidas. Os meninos que têm avanço na escolarização e realizam os cursos são os que menos reincidem e recebem mais oportunidades no mercado de trabalho”, disse.

Segundo um adolescente entrevistado, de 17 anos, os cursos são excelentes. “Uma chance de melhorar minha vida. Dá para aprender bastante, atualizar-se e saber que a vida não é fácil. Estou concluindo esse curso, que vai me ajudar a ter um trabalho digno para ser feliz, principalmente por saber que estou fazendo a coisa certa e aproveito para agradecer ao governo do Estado, que está dando essa chance e ajudado muita gente”, declarou.

O diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, destaca: “Com mais essa ação, o governo do Acre tem oportunizado um novo projeto de vida para esses jovens, com o papel fundamental na sua ressocialização e inserção no mercado profissional, conscientizando-os para a ética e responsabilidade em busca de uma vida melhor”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter