Doação de mudas de plantas agita população de Cruzeiro do Sul

Mais de 40 mil mudas foram entregues nesta segunda-feira em Cruzeiro do Sul (Foto: Assessoria Sedens)

Mais de 40 mil mudas foram entregues nesta segunda-feira em Cruzeiro do Sul (Foto: Assessoria Sedens)

 

O governo do Estado, através da secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), realizou a distribuição de mudas de plantas frutíferas e florestais em Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira, 25.

Em menos de três horas mais de 40 mil mudas foram doadas para produtores rurais, representantes de cooperativas, associaçõe, e instituições como Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal de Educação do Acre (Ifac) e Ministério Público Estadual.

Foram distribuídas gratuitamente mudas de árvores nativas como: jatobá, copaíba, seringueira, amarelão, paricá e mogno que servirão principalmente para plantio de manejo e reposição de áreas desmatadas, mas a preferência ficou mesmo entre as mudas de árvores frutíferas, ingá de metro, cacau, açaí solteiro, pupunha , cupuaçu, goiabeira, buriti.

O promotor do Meio Ambiente, Wendy Takao, participou da entrega das mudas  e se colocou como parceiro da ação, se comprometendo em fazer um levantamento das pessoas que foram multadas, para se encaminhar a sede da Sedens, em Cruzeiro do Sul, para adquirir mudas de plantas de origem florestais para reposição das áreas desmatadas.

 

“Nossa intenção é fortalecer o cultivo de plantas frutíferas, e  que os produtores possam formar verdadeiros pomares”, disse o secretário Edvaldo Magalhães (Foto: Assessoria Sedens)

“Nossa intenção é fortalecer o cultivo de plantas frutíferas, e que os produtores possam formar verdadeiros pomares”, disse o secretário Edvaldo Magalhães (Foto: Assessoria Sedens)

 

A representante do Ifac, professora Liliane Martins, disse durante o evento que o Instituto irá propor uma parceria com a secretaria para a criação de um viveiro, que será mantido pela instituição. Professor da Ufac, Augusto Nage, também esteve presente,  elogiou a iniciativa do governo do Estado e disse que o  trabalho de distribuição de mudas será de  grande valia para toda a comunidade.

De acordo com o secretário da Sedens, Edvaldo Magalhães, o viveiro de Rio Branco tem cerca de 500 mil mudas prontas para o plantio. “Nossa intenção é fortalecer o cultivo de plantas frutíferas, e  que os produtores possam formar verdadeiros pomares, assim  vamos possibilitar a geração de emprego e renda através do cultivo e extração de poupas de frutas com grande valor comercial. Quanto as mudas de origem florestal vamos  além de distribuir gratuitamente, estaremos possibilitando aquelas pessoas que tiveram multas por desmate ilegal , adquirir as mudas e sanar sua situação com a justiça, enfim queremos o melhor pra todos”, finalizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter