Em reunião com moradores no sábado, 23, o governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa Rio Branco), decidiu ampliar o sistema de distribuição de água e esgoto para as vilas Albert Sampaio e Liberdade (Dom Moacyr).
Até então o serviço de distribuição de água nas duas localidades era realizado pela própria comunidade, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que abastecia apenas 40% das vilas.
Mas os técnicos do Depasa Rio Branco avaliaram os serviços de implantação da rede coletora de esgoto, canalização e pavimentação em vias de acesso, bem como a instalação de hidrômetros nas unidades consumidoras.
Inicialmente, o sistema de distribuição de água e esgoto funcionará em caráter experimental por trinta dias. Depois começará o serviço de medição dos hidrômetros, que vão gerar o valor das faturas.
E já começa a ser feito pelo setor social do Depasa um levantamento cadastral socioeconômico nas comunidades para identificar o perfil dos moradores.
“Para o governo é uma grande satisfação atender as comunidades mais distantes da capital”, frisou Mesquita.
Repercussão na comunidade
O diretor da Escola Hercília Feitosa, na Vila Liberdade, Clóvis Nascimento, agradeceu a presença dos gestores do Depasa Rio Branco e disse que, a partir desse compromisso firmado com o governo do Estado, a comunidade passará por um processo de transformação em todos os sentidos. “Isso é algo muito especial: a comunidade tava precisando mesmo dessa atenção do poder público”, afirmou.
Moradora da Vila Albert Sampaio há quase dez anos, Maria da Silva Barbosa, 70, disse que está realizando um grande sonho. “Estou muito feliz. Água é vida”, destacou.