Reeducandos fazem testes rápidos de DST em Cruzeiro do Sul

Mais de 550 reeducandos entre homens e mulheres fizeram os testes rápidos de DST (Foto: Cedida)
Mais de 550 reeducandos, entre homens e mulheres, fizeram os testes rápidos de DST (Foto: Cedida)

Durante este mês de junho, reeducandos da Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, estão passando por testes rápidos de VDRL [exames para identificação de pacientes com sífilis], HIV e hepatites, além de palestras educativas de prevenção dessas doenças. A ação é realizada pala direção do presídio em parceria com a Secretaria de Saúde do município.

“Essa é uma campanha de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis que está sendo ofertada para todos os reeducandos que cumprem pena nos regimes fechado e aberto, no sistema penitenciário de Cruzeiro do Sul”, explicou a coordenadora técnica da unidade, Nayana Neves.

Ela diz ainda que, anualmente, são disponibilizados para o sistema penitenciário esses testes rápidos, porém, o diferencial deste ano é que também são realizadas palestras educativas que orientam os reeducandos sobre as formas de contágio dessas doenças.

Após a realização dos testes, os exames são enviados para análise. Caso haja identificação de soropositivo, o paciente será encaminhado para tratamento no sistema público de saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter