Policiais Militares participam de palestra para o combate às drogas

Policiais militares são capacitados para ocorrências com usuários de drogas (Foto: Francisco Nerilsom)
Policiais militares são capacitados para ocorrências com usuários de drogas (Foto: Francisco Nerilsom)

Policiais militares são capacitados para ocorrências com usuários de drogas (Foto: Francisco Nerilsom)

Duzentos policiais militares assistiram na manhã  de quarta-feira, 20, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), a uma palestra do Programa de Enfrentamento às Drogas, “Crack, é  Possível Vencer”. O encontro faz parte da segunda etapa do projeto e tem o objetivo de capacitar os policiais no atendimento aos dependentes químicos.

Na oportunidade, autoridades do Estado ministraram temas relacionados ao problema das drogas. Estavam presentes o secretário adjunto de Segurança Pública, Ermilson Senna, a coordenadora administrativa do Programa, Susie Lamas, o diretor de proteção social especial da Secretaria de Cidadania e Assistência Social do Estado, Fábio Fabrício, a assistente social da área técnica de saúde, Ximena Catalã, e o subcomandante da Polícia Militar do Estado, coronel Paulo César.

O coronel Mário César, comandante do Policiamento Operacional da Capital (CPO I), explicou a importância da preparação dos policiais nas situações que envolvem dependentes químicos. “É função do policial mostrar à população que as formas de tratamento disponíveis no Estado oferecem caminhos diferentes para os usuários de drogas, que não são o da delegacia”, disse.

Para o sargento J. Damasceno, do 2º Batalhão de Polícia Militar, a capacitação promove um maior entendimento do policial no que diz respeito ao atendimento de ocorrência com usuários de drogas. “Muitas vezes nos deparamos com situações em que não compreendemos as causas que levaram o indivíduo a cometer ações tão desastrosas para si e para a sociedade. Essa palestra esclareceu alguns pontos da abordagem para um trabalho seguro e atendimento especializado”.

O projeto

O programa “Crack, é Possível Vencer” foi lançado nacionalmente para fortalecer a parceria da União com os Estados e municípios, no enfrentamento às drogas. Ele tem um investimento previsto pelo governo federal de R$ 4 bilhões, dinheiro que será distribuído entre os Estados que aderiram ao projeto. Desse total, o Acre receberá R$ 13 milhões.

No Acre, o Comitê Estadual de Gestão do Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogascoordena o trabalho composto por representantes de 11 instituições estaduais. A diretora administrativa do comitê, Susie Lamas, disse que os bairros Preventório e Cidade Nova receberão atenção especial, e esclareceu os três eixos de atuação.

“Trabalhamos baseados nos princípios de cuidado, oferecendo aumento na oferta de saúde e cuidados aos dependentes químicosce autoridade, intensificando o combate ao tráfico de drogas e organizações perigosas daquele local, e prevenção, promovendo educação, informação e capacitação a comunidade”, pontuou a diretora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter