Rio Acre atinge 14,05m e Defesa Civil atua na remoção de famílias

Quatro bairros da região mais baixa de Rio Branco já foram atingidos pelas águas do Rio Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Quatro bairros da região mais baixa de Rio Branco já foram atingidos pelas águas do Rio Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 

Quatro bairros da região mais baixa de Rio Branco já foram atingidos pelas águas do Rio Acre: Ayrton Senna, Taquari, Seis de Agosto e Baixada da Habitasa, de acordo com informações do comandante da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Carlos Gundim. Na medição feita ao meio-dia desta segunda-feira, 11, pelo Corpo de Bombeiros, o rio registrava a marca de 14,05m. O comandante informou que a Prefeitura em parceria com o Estado já esta preparada para receber famílias que necessitem ser removidas das araras alagadas, para isto, no Parque de Exposições foram construídos 102 boxes de alojamentos.

“Nós já temos uma família alojada no Parque de Exposições. Eles foram levados pela Defesa Civil do município e estão recebendo assistência. Outras famílias foram removidas, mas para abrigos particulares [casas de parentes, amigos]”, acrescentou o tenente-coronel Gundim.

Gundim frisa que os moradores que necessitarem de remoção das áreas atingidas pela águas podem solicitar apoio do Corpo de Bombeiros por meio do número 193.

Cuidados para evitar acidentes

 

Moradores que necessitarem de remoção das áreas atingidas pela águas podem solicitar apoio do Corpo de Bombeiros por meio do número 193 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Moradores que necessitarem de remoção das áreas atingidas pela águas podem solicitar apoio do Corpo de Bombeiros por meio do número 193 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 

Com a subida das águas e a invasão delas em áreas de moradias, Gundim diz que os moradores precisam evitar o contato com a água que se contamina com esgotos e principalmente, que pode trazer animais peçonhentos para as casas.

“Os adultos devem evitar que as crianças tomem banho nas águas de áreas alagadas e principalmente no rio onde há descida de muitos balseiros e isso pode causar afogamentos. Também é importante que evitem contato com equipamentos condutores de energia e fios da rede elétrica em áreas atingidas pela água”, alertou Gundim.

Riozinho do Rôla apresenta subida no nível

Na última medição feita pelo Corpo de Bombeiros o Riozinho do Rôla, afluente do Rio Acre, registrou subida no nível de suas águas, atingindo 13,70m. No interior o nível dos rios está estável, segundo informa o comandante-geral da Defesa Civil. Carlos Gundim diz que o Rio Iaco, em Sena Madureira, já estabilizou o nível de suas águas.

Em Assis Brasil e Xapuri o Rio Acre apresentou vazante. O nível baixou pouco mais de 50 centímetros em Xapuri e a estimativa do comandante é que em até três dias essas águas cheguem a Rio Branco. “A Defesa Civil do Estado e dos municípios estão monitorando constantemente os rios”, finalizou o comandante Carlos Gundim.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter