O consultor e especialista em redução de perda de água e uso eficiente de energia elétrica em saneamento, engenheiro civil e perito ambiental Airton Sampaio Gomes, diretor da Recuperadora de Água e Esgoto (Reágua), do Rio de Janeiro, encerrou hoje o trabalho de consultoria que veio oferecer a técnicos e gestores do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).
Desde a última segunda-feira, 4, o consultor, o superintendente do Depasa Rio Branco, Felismar Mesquita, diretores e técnicos analisam estudos elaborados a partir do planejamento estratégico feito por Sampaio para modernizar o sistema de água e esgoto de Rio Branco.
Sampaio apontou os vazamentos e o uso não autorizado pelo sistema como sendo os dois grandes vilões de perdas no abastecimento de água tratada. Também sugeriu a massificação de campanhas de conscientização para eliminar o desperdício como forma de melhorar a eficiência da empresa e o retorno das atividades de saneamento.
Mesquita e diretores deverão seguir as propostas e mecanismos de incentivo à produção de água esboçada pelo consultor, dando encaminhamento às sugestões avaliadas a fim de tornar a empresa viável economicamente e autossustentável.