A política de regularização fundiária adotada pelo governo do Estado, executada pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre), tem levado cidadania aos acreanos.
Só em Tarauacá, o governo já regularizou mais de 1.200 lotes, entre urbanos e rurais. Na última entrega, realizada em meados de maio, 600 famílias, residentes dos bairros Centro, Triângulo e Copacabana, foram contempladas com os títulos definitivos de suas propriedades.
Segundo Sebastião Pinheiro Zumba, morador do bairro Copacabana, com o título em mãos ele já pode adquirir um crédito bancário e investir na construção e reforma do seu imóvel.
“Este terreno é oficialmente meu e da minha família. Depois de 26 anos morando lá, fico tranquilo, pois meus herdeiros terão seu lugar garantido”, frisou, emocionado, com a nova conquista.
A ação de regularização fundiária, iniciada em 2011, garante às famílias a “certidão de nascimento” de seus imóveis e mais acesso às políticas públicas e financiamentos bancários. Em Tarauacá, o Iteracre conta com a parceria da prefeitura e do Poder Judiciário.
Em todo o estado, foram entregues mais de 37 mil títulos definitivos até o momento. Cada título custaria cerca de R$ 10 mil para o proprietário fazer a regularização. Com a política de governo, o documento sai a custo zero para os cidadãos acreanos.