Dando sequência ao ciclo de encontros nos municípios, será realizada na sexta-feira, 20, às 18 horas, na Associação Comercial do Alto Juruá, em Cruzeiro do Sul, audiência pública a fim de debater a organização da Zona Franca Verde. O evento é organizado pelo deputado federal Leo de Brito.
Criada por decreto da então presidente Dilma Rousseff em 2015, a Zona Franca Verde beneficia municípios de fronteira – em estados da Amazônia Ocidental – com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) numa região industrial de 20 quilômetros quadrados. No Acre, as cidades beneficiadas são Brasileia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul.
Na ocasião, será explicada à população do Juruá que a região contemplada atualmente não representa nem 1% dos municípios de fronteira. Por isso, o deputado tem apresentado um projeto de lei para que a Zona Franca Verde seja expandida e beneficie a produção industrial de todo o município.
Capacitação sobre a Zona Franca Verde
Com objetivo de capacitar pessoas sobre a Zona Franca Verde, representantes do governo do Estado, da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) promovem, entre os dias 1 e 3 de junho, treinamentos e workshop para servidores dos órgãos parceiros.
O evento contará com a presença da superintendente da Suframa, Rebecca Martins Garcia, que virá ao Acre a partir de convite feito pelo governo do Estado.