Produtores do Projeto de Assentamento Antônio de Holanda, localizado no Bujari, receberam na manhã desta sexta-feira, 28, o Título de Concessão de Posse de suas terras. O benefício chegou a 89 famílias e aconteceu por meio de parceria firmada entre o governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
De acordo com o superintende do Incra no Acre, Neto Thaumaturgo, a meta é beneficiar as 106 famílias que vivem no projeto de assentamento. Contudo, algumas não puderam receber o título nessa solenidade por faltarem alguns documentos necessários para a conclusão do processo.
“O título é provisório, mas em cinco anos serão entregues os definitivos. Daqui a cinco anos, a contar desta data, vocês estarão recebendo o título definitivo de suas propriedades. Essa concessão de uso que os produtores estão recebendo hoje dá direito aos créditos do Incra e a outros créditos do governo federal e governo estadual”, detalhou Thaumaturgo Neto.
Um sonho realizado que permite fortalecer a economia rural
A produtora rural Esmeraldina Felix dos Santos diz que esperava há 11 anos pelo dia em que receberia o Título de Concessão de Uso da área rural onde vive e trabalha na produção. “Isso é um sonho para nós. Agora eu estou muito feliz e só tenho a agradecer”, comemora a produtora.
Além de Esmeraldina, outras produtoras receberam o documento que certifica o título de concessão. Tião Viana frisou que a chegada do título permite aos produtores que eles acessem crédito nos bancos, possam trabalhar e tenham uma renda para sustentar a família dignamente.
“Hoje a gente vê que há pessoas que têm seis, dez hectares e estão plantando maracujá, melancia, estão investindo na criação de peixes, plantio de milho, entre outros. A gente se unindo fortalece o homem do campo”, destacou o governador.
O governador lembrou ainda que todos os investimentos que têm ocorrido na área rural por meio do governo federal mostram o empenho que a presidente Dilma Rousseff tem em respeito aos homens e mulheres que trabalham no campo. Tião observa que são políticas públicas que se iniciaram na gestão do ex-presidente Lula e seguem na gestão de Dilma Rousseff.
Lourival Marques observou que, antes mesmo da chegada dos títulos de concessão, o governo do Estado já se fazia presente à comunidade incentivando a produção rural. Marques contou que a Secretaria de Produção Familiar (Seaprof) enviou patrulhas mecânicas para o projeto de assentamento, e que estão sendo construídos tanques para piscicultura e outras patrulhas que auxiliam na mecanização de áreas para facilitar o plantio de fruteiras e outras culturas.
Galeria de imagens