O governador Tião Viana recebeu na manhã desta quinta-feira 20, na Casa Civil, médicos que atuam na rede pública de saúde do Acre para homenageá-los com a entrega de Certificado de Reconhecimento pela dedicação e empenho na realização do atendimento e bem-estar da população do Estado. A secretária de Saúde, Suely Melo, também aproveitou a ocasião para agradecer aos médicos que estão no dia a dia dos hospitais públicos.
“Sei que não é simples lidar com as questões que envolvem as urgências, mas os senhores têm se dedicado muito para prestar um bom serviço a todos, e tenho certeza de que em 2013 virão outras melhorias no sistema de saúde pública”, afirmou a secretária.
O governador Tião Viana também declarou que fará de 2013 “o ano da saúde”, e lembrou que neste ano o Estado destacou-se durante o mutirão para zerar a fila de cirurgias de catarata.
Ele adiantou que em 2013 haverá novidades na infraestrutura das unidades de saúde, entre elas a inauguração do Into (Instituto de Traumatologia e Ortopedia), e a reforma de ampliação do Huerb (Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco) também deverá ser concluída. Estão previstas também a reforma no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) e a inauguração de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) – uma na Baixada do Sol e outra no São Francisco – em parceria com a prefeitura da capital.
“Nós escolhemos, o governo e a direção da Saúde, 2013 como ‘o ano da saúde’. Agora a prioridade é arrumar o que precisa no curto e médio prazos dentro da saúde. Vai ser olhando para cada um, conversando muito. Eu quero muito que vocês tenham o gabinete do governador como um gabinete amigo da saúde. Alguém tem uma reclamação, tem uma sugestão? Marque uma audiência que eu recebo”, disse Tião Viana.
Avanços são reconhecidos pela classe
A médica Ducigelda Casas, que há 30 anos trabalha no pronto-socorro, reconhece que há avanços na saúde pública do Estado. Ela revelou que se hoje, por exemplo, sofresse qualquer tipo de acidente, seu desejo seria ir para o atendimento no PS.
“Eu até carrego um papel na minha bolsa, no qual consta esse pedido de que, em caso de sofrer qualquer acidente, encaminhem-me ao PS, porque lá nós temos os melhores especialistas em várias áreas e equipamentos modernos. Avançamos muito e tenho certeza de que ainda vamos avançar mais”, comentou.
Homenagem é bem recebida pelos médicos
O médico Francisco Rodrigues Lopes disse que a classe médica sentiu-se honrada por receber a homenagem do governador Tião Viana. Francisco Rodrigues frisou que a medicina no Acre, em sua análise, passou de “um grau de incipiente para uma medicina avançada”, com recursos tecnológicos de ponta.
“Isso aconteceu graças ao empenho do governo atual, que vem desenvolvendo uma política de saúde que promove o bem-estar e a assistência da saúde da população. Honra-nos receber uma homenagem dessas. É um orgulho para toda a classe médica ser recebido pelo governo do Estado em seu gabinete, para que possamos ganhar essa homenagem, e o governador tem o agradecimento desses profissionais”, concluiu Francisco Rodrigues. César Pan, médico ortopedista e traumatologista, observou que é a primeira vez que um governador presta uma homenagem à classe médica, reconhecendo o trabalho que ela presta à sociedade.
Galeria de imagens