Começa a Feira Natalina no Mercado Velho

Equipe SEPN no estande da Folhas e Flores do Acre (Foto: Assessoria SEPN)

Equipe SEPN no estande da Folhas e Flores do Acre (Foto: Assessoria SEPN)

Com o objetivo de oferecer uma opção para o público acreano comprar produtos regionais, de qualidade e com bom preço nesse período de festas de fim de ano, a Feira Natalina no Mercado Velho já começou. O evento que reúne 138 expositores de Economia Solidária e se mostra também uma opção de lazer, pois a feira tem praça de alimentação com comidas típicas, muitos stands e atividades culturais.

A Feira Natalina é uma realização do Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Rio Branco, Fórum Estadual de Economia Solidária, Sebrae-AC e Secretaria Estadual de Esporte, Turismo e Lazer. Também apoiam: Semeia, Safra, Semsur, Coordenaria Municipal da Mulher e RBTrans.

A equipe da Secretaria de Pequenos Negócios esteve na abertura da feira e visitou as barracas conhecendo os empreendimentos locais. Como o stand da Valderis Jetek, que é um projeto sustentável de vidrofusão, em que cacos de vidro são fundidos e utilizados como matéria prima para artigos de decoração, como: mandalas, saboneteira, porta-incenso, entre outros. É a primeira vez da empreendedora na feira e ela compartilhou que está feliz em mostrar seu trabalho, que é um produto diferenciado.

Antonio Kleder mostra suas biojóias (Foto: Assessoria SEPN)

Antonio Kleder mostra suas biojóias (Foto: Assessoria SEPN)

Outro exemplo é o do Antônio Kleder, que trouxe suas biojóias para a feira. Ele trabalha há sete anos com madeira de aproveitamento e até exporta seus produtos. São brincos, anéis e colares de madeiras e sementes como: jarina, jacarandá, ipê, bálsamo e até ouriço de castanha. As biojóias tem polimento natural e são diferenciadas pela combinação da matéria prima com folheados. “Eu estou animado com a feira, porque com a venda dos produtos ainda não foi possível manter uma loja, mas essa é uma oportunidade de estar próximo dos clientes e eu trouxe peças que fiz uma a uma com muito carinho”, afirma o expositor da Eko Jóias.

Rodney Paiva é uma das expositoras da feira, também com biojóia e logo quando se aproxima da sua banca é possível ver um banner com a presidenta Dilma Roussef usando um dos seus colares. Andando um pouquinho mais, vê-se cestarias, artesanatos, costuras, uma grande variedade de cerâmicas como: vasos, fruteiras, panelas de barro e também muita variedade de plantas ornamentais, flores, folhagens e até medicinais, segundo conta a expositora Rita Brás, da cooperativa Flores e Folhas do Acre.

“Essa é uma atividade que nós queremos apoiar. Na Secretaria de Pequenos Negócios recentemente foi criado um departamento de Economia Solidária, que é para intensificarmos esse trabalho e fomentar essa modalidade, que beneficia muitos empreendedores e famílias, mas também nossa cultura e economia”, comenta o secretário Reis.

A representante da Coordenadoria Municipal de Trabalho e Economia Solidária , Roseane Lima explica que cada barraca tem uma história de trabalho e luta por uma condição de vida melhor, a grande maioria sobrevive exclusivamente de economia solidária.  Cada empreendimento atende em média oito famílias, então nessa feira são atendidas em torno de 1104 famílias, que trabalharam para trazer seu produto e como resultado um natal melhor também.

Projeto sustentável de vidrofusão (Foto: Assessoria SEPN)

Projeto sustentável de vidrofusão (Foto: Assessoria SEPN)

 

Carlos Taborga, coordenador do Fórum de Economia Solidária, ressalta que a feira é uma homenagem também ao prefeito Raimundo Angelim, que na sua gestão foi grande apoiador na Economia Solidária. E o coordenador do departamento de Economia Solidária, Rômulo Brando, reforça o convite para a população vir visitar a feira e destaca que todos os dias terão atividades culturais a partir das 18h para animar o movimento dos clientes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter