Número de alunos matriculados em Tempo Integral aumentou 106% em 2012

Rede pública de ensino tem mais alunos matriculados em 2012 em relação aos anos anteriores (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Rede pública de ensino tem mais alunos matriculados em 2012 em relação aos anos anteriores (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) vem, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo ações que têm permitido a oferta do ensino público de qualidade, comprovadas pelo crescimento do número de matrículas na rede pública. No período de um ano, o número de inscrições escolares cresceu em 6.084.

O aumento das matrículas vem se confirmando desde o ano de 2009 quando foram registradas 258.348. Nos dois anos seguintes foram realizadas 256.754 e 260.079 matrículas respectivamente na rede pública de educação.

Outro dado a se comemorar é que, em 2012, o atendimento da Educação em Tempo Integral foi ampliado em todas as redes do Estado, totalizando um aumento de 106%. As matrículas nesta modalidade de ensino totalizaram 21.527 solicitações, sendo que, em 2011, esse número contabilizou 10.229. A Educação em Tempo Integral amplia a permanência estudantil na escola e o universo cultural dos alunos, contribuindo para reduzir as desigualdades sociais e educacionais.

Mais Educação

Programa Mais Educação, iniciativa do Ministério da Cultura (MEC), que tem como objetivo ampliar o tempo de permanência do aluno na escola e, assim, contribuir para o aumento do rendimento escolar (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Programa Mais Educação, iniciativa do Ministério da Cultura, que tem como objetivo ampliar o tempo de permanência do aluno na escola e, assim, contribuir para o aumento do rendimento escolar (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Como parte das ações que buscam ofertar atividades complementares ao ensino regular nas escolas, está o programa Mais Educação, iniciativa do Ministério da Cultura, que tem como objetivo ampliar o tempo de permanência do aluno na escola e, assim, contribuir para o aumento do rendimento escolar.

O programa atua no estado do Acre desde 2010, desenvolvendo atividades variadas envolvendo atividades artísticas e esportivas, utilizando espaços públicos como ferramenta de integração e socialização dentro das comunidades onde os alunos estão inseridos.

Com 275 alunos participando das atividades no contraturno, a Escola Maria Chalub Leite atende do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvendo atividades de capoeira, ciências, leitura, dança e futebol. “Estas opções permitem ao aluno desenvolver atividades dentro de áreas do seu próprio interesse”, disse a coordenadora de ensino da escola, Dulcilene de Souza Aguiar Ferreira.

Para coordenar as ações realizadas pelo Mais Educação, cada escola recebe uma verba estabelecida com base nos critérios do MEC,’ que envolvem o número de alunos matriculados, a área onde está localizada a instituição, e as atividades que irão ser desenvolvidas. O planejamento do programa também estabelece que o dinheiro seja incorporado ao valor do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que é repassado para cada uma das escolas.

Ensino Médio Inovador

Programa Ensino Médio Inovador fortalece propostas curriculares inovadoras que garantem a formação integral dos alunos participantes (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Programa Ensino Médio Inovador fortalece propostas curriculares inovadoras que garantem a formação integral dos alunos participantes (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Instituído em 2009, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), integra ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para reestruturar os currículos do Ensino Médio, utilizando o apoio técnico e financeiro do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), fortalecendo propostas curriculares inovadoras que garantem a formação integral dos alunos participantes.

As atividades do ProEMI contemplam diversas áreas do conhecimento a partir de oito áreas: Acompanhamento Pedagógico, Iniciação Científica e Pesquisa, Cultura Corporal, Cultura e Artes, Comunicação e Uso de Mídias, Cultura Digital, Participação Estudantil e Leitura e Letramento.

Valdir Ferreira da Silva, atual diretor da Escola de Ensino Médio Heloísa Mourão Marques, que possui mais de mil alunos matriculados, explica que “o programa atua desde 2010 em nossa escola. Desenvolvemos atividades que atraiam os alunos e que permitam despertar o interesse dos jovens para as mais diversas áreas, desde projetos culturais a competições esportivas”.

Ensino de idiomas

Pensando no aprendizado de idiomas estrangeiros, essenciais na atual realidade globalizada, a atuação do Centro de Estudo de Línguas (CEL) começou em 2011, atendendo inicialmente cerca de 3.500 alunos para os cursos de Inglês e Espanhol. Entre os alunos,  encontram-se estudantes, servidores públicos e pessoas da comunidade em geral.

Em 2012, o número de vagas foi ampliado para cinco mil alunos, desenvolvendo atividades de intercâmbio para alunos e professores junto às Embaixadas e setores públicos. Expandiu-se o atendimento para o município de Cruzeiro do Sul, onde houve a oferta inicial de 300 alunos, sendo 150 para Inglês e 150 para Espanhol.

Para 2014, o CEL planeja aumentar ainda mais o alcance do ensino de línguas. Nágila Dourado, coordenadora do Centro, cita algumas das principais metas. “Pretendemos ter 7.500 alunos em todo o Acre, inserir novos idiomas como o português para estrangeiros e o braile, e aumentar as possibilidades de intercâmbio para alunos e professores do CEL e dos Núcleos de Estudo de Línguas (NELs)”.

Erradicação do analfabetismo

Em 2010, no Acre, os resultados alcançados mostraram a redução da taxa de analfabetismo de 24,5%, em 2000, para 16,5%, com mais de 80 mil jovens, adultos e idosos alfabetizados (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Em 2010, no Acre, os resultados alcançados mostraram a redução da taxa de analfabetismo de 24,5%, em 2000, para 16,5%, com mais de 80 mil jovens, adultos e idosos alfabetizados (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Em 2010, no Acre, os resultados alcançados mostraram a redução da taxa de analfabetismo de 24,5%, em 2000, para 16,5%, com mais de 80 mil jovens, adultos e idosos alfabetizados, além de ser o Estado da Região Norte que mais obteve sucesso na redução de seu índice.

Foi pensando na redução do percentual de 16,5% para apenas um dígito que a SEE, através da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos e do Programa Mova/Alfa 100, lançou em 2012 o Plano de Alfabetização e Elevação da Escolaridade de Jovens e Adultos (Povo Alfabetizado).

O principal público do programa alfabetizador é constituído por jovens e idosos com idades entre 15 e 64 anos, sendo a principal meta fazer com que, até 2014, nenhum município tenha um índice de analfabetismo superior a 15% de sua respectiva população. O Acre superou a meta estabelecida no Programa Brasil Alfabetizado, que era o de atender nove mil pessoas, para mais de 13 mil matrículas, o que deve acelerar a queda dos indicadores do analfabetismo da população acreana acima dos 15 anos.

Daniel Zen, secretário de Estado de Educação, enfatiza o tamanho do desafio, pois planeja-se matricular cerca de 40 mil pessoas, entre 2012 e 2014, garantindo a conclusão do curso de alfabetização de, no mínimo, 75% dos jovens e adultos matriculados na atividade de alfabetização.

“Ao mostrar a importância da Educação de Jovens e Adultos para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Estado, investindo nestas oportunidades para quem não pôde ter condições de aprender a ler e escrever, garantimos a dignidade e o crescimento pessoal e social dos cidadãos”, afirma o secretário.

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