Grupo de Gestante “Vida” realiza encerramento de atividades com desfile de grávidas

Gestantes desfilam no encerramento do Grupo de Grávidas "Vida" (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

Gestantes desfilam no encerramento do Grupo de Grávidas “Vida” (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

As secretarias estadual e municipal de Saúde, em parceria com a Policlínica do Tucumã, Área Técnica de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente, encerraram as atividades do Grupo de Gestantes “Vida”, com um desfile de grávidas no Casarão.

O grupo de gestante “Vida”, que promove assistência humanizada às mulheres no período gestacional e pós-gestacional, teve início no dia 24 de outubro, com a proposta de atendimento integrado de promoção à saúde, oferecendo suporte para uma vivência plena do período gestacional e pós-gestacional por meio de ações educativas.

De novembro a dezembro várias palestras foram realizadas com esse grupo de gestantes, abordando temas como higiene bucal da mãe e do bebê, aleitamento materno, sexualidade e afetividade na gravidez. Diretos da gestante e exercícios de relaxamento e alongamento foram abordados.

Para a assessora técnica da Secretaria de Saúde Gerlívia Angelim, essa parceria das secretarias de Saúde vem somar no atendimento do pré-natal para que as gestantes, os pais e familiares possam ter todo conforto no atendimento humanizado que essa equipe de profissionais está realizando, contribuindo para diminuir a ansiedade e os medos relativos ao período gravídico e puerperal.

De acordo com a fonoaudióloga e coordenadora Gabriela Lima, o grupo de gestante “Vida” é composto por uma equipe de multiprofissionais da Policlínica Tucumã: enfermeiras, psicólogas, fonoaudiólogas, assistentes sociais, odontólogas, nutricionistas, técnicas, acadêmicos de enfermagem e demais funcionários da unidade. “Essa equipe trabalha com o intuito de propiciar às gestantes todo o auxilio durante e após a gravidez”, ressalta.

Paula Cavalcante, grávida de seis meses fala de sua primeira experiencia como mãe (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

Paula Cavalcante, grávida de seis meses, fala de sua primeira experiencia como mãe (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

Gabriela fala ainda que no encerramento desse trabalho, além do desfile, as futuras mamães receberam alguns brindes, como kits para os bebês, com bolsa e produtos de limpeza, e certificado emitido pela Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Esse é um trabalho de suma importância, pois a gestante, ao iniciar o pré-natal, recebe todas as orientações de como conduzir sua gravidez com segurança, buscando as unidades de saúde para a realização de exames periodicamente. O grupo de gestante “Vida” procura a participação da família especificamente do pai, promovendo assim uma segurança para a mãe e o bebê”, complementa o secretário municipal de Saúde Osvaldo Leal.

Uma nova experiência

A gestante Sebastiana Almeida, grávida de cinco meses e mãe de três filhos, avalia suas experiências anteriores como parturiente. “Com os meus primeiros filhos não tive esse apoio e orientação que adquiri com essa gravidez. Aqui posso trocar experiências com outras mães e as enfermeiras, que com todo carinho cuidam de nós e do nosso bebezinho”, declarou.

Sebastiana complementa dizendo que o pai de seu filho também recebeu suporte nesse sentido e o resultado foi bastante positivo, pois ele se envolveu mais e aprendeu a importância da amamentação, higiene do bebê e outros assuntos.

Para Paula Cavalcante, grávida de seis meses, as palestras de que participou foram de fundamental importância para seu amadurecimento durante a gravidez. “A minha gravidez não foi de forma planejada, o que me deixou bastante assustada e nervosa. Quando procurei atendimento médico fui convidada a participar das reuniões do grupo de gestante ‘Vida’. Com as orientações que recebi, estou mais tranquila com o nascimento do meu bebê”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter