Trânsito é tema do Fala, Secretário

O programa Fala, Secretário desta terça-feira, 11, abordou o tema trânsito. A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, e o diretor-superintendente da RBTrans, Ricardo Torres, participaram, durante 45 minutos, respondendo às perguntas feitas via internet dos telespectadores e da apresentadora Nilda Dantas.

A diretora do Detran iniciou sua explanação apontando para a crescente frota de veículos da capital – são 127 mil carros e motos, e desse número, 100 mil veículos estão circulando diariamente. “A gente observa que a frota está aumentando, mas nós temos que ter mais respeito com a sinalização. Temos parcerias com as autoescolas, o corpo de examinadores do Detran está bem criterioso na hora da aprovação da prova prática e também na prova teórica. Mas a gente observa que precisa mais respeitar o trânsito e ter mais gentileza”, avalia.

Sawana acrescenta que o Detran possui uma parceria com a RBTrans para levar educação de trânsito às escolas desde o ensino infantil até o médio. “Isso é uma política de governo, nós trabalharmos o tema trânsito nas escolas, com os futuros condutores. Estamos preparando para que, quando eles obtiverem o direito de dirigir, não sejam pegos de surpresa. Quando vamos obter a nossa habilitação, temos legislação de trânsito num curso teórico de 20 horas aulas. É muito pouco para aplicar à vida toda”, disse.

O diretor-superintendente da RBTrans, Ricardo Torres, seguiu a entrevista falando dos vários investimentos que foram realizados nos últimos governos e ainda na gestão atual na área de trânsito. Isso garantiu que os órgãos gestores melhorassem sua dinâmica e suas ações. Duas das obras que mais auxiliaram na fluidez do trânsito foram a construção da terceira e quarta pontes. “Para que a pessoa possa ver esse resultado, basta ir no horário de pico e confirmar o volume de carros que não passa mais pela área central da cidade. Elas [as pontes] foram realmente duas soluções de engenharia que trouxeram resultados positivos”.

Durante o programa, três vídeos foram apresentados, com a participação de moradores dos bairros Calafate, Sobral e Placas. Entre as opiniões, estavam o excesso de velocidade dos condutores, fluxo intenso de veículos, vias estreitas e falta de respeito dos motoristas com a sinalização. As soluções encontradas para os problemas, apontadas pelos gestores, está não somente com o trabalho desenvolvido pelas duas instituições, mas também a própria conscientização da sociedade em não infringir as normas de trânsito.

Uma das perguntas feitas por internautas foi sobre a contribuição da Operação Álcool Zero para reduzir os índices de acidentes de trânsito. Sawana Carvalho responde que a operação tem conseguido consideráveis resultados. “Hoje nós temos uma redução de 24% dos acidentes com vítimas fatais e 27% de vítimas fatais no nosso Estado. Isso se dá pela Operação Álcool Zero, porque as vítimas fatais se davam no período noturno, de quinta a sexta-feira, sábado e domingo, no período da tarde. A Álcool Zero tem um horário específico justamente para gente estar alocando as blitze nas proximidades das casas noturnas. O interesse nosso é preservar a vida, não proibir que as pessoas se divirtam”, conta.

O Detran está implantando, de acordo com  a diretora, uma Central de Controle Operacional, que monitora em tempo real os semáforos nos cruzamentos das vias mais movimentadas da capital. Da mesma forma, a RBTrans também pretende instalar uma central de monitoramento no transporte. Outros assuntos abordados durante o programa foram a reforma do Terminal Urbano, a permanência de alunos nas dependências do terminal, a implantação da biometria nas autoescolas e o funcionamento dos radares.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter