Hemoacre esclarece mitos sobre doação de sangue para quem tem tatuagem

Unidade móvel do Hemoacre fica as quartas e sextas-feiras, de 8 às 12 horas, no centro da capital (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Unidade móvel do Hemoacre fica às quartas e sextas-feiras, de 8 às 12 horas, no centro da capital (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre) está realizando captação de sangue durante as quartas e sextas-feiras, de 8 às 12 horas, em sua unidade móvel, na Rua Marechal Deodoro, centro de Rio Branco.

A equipe responsável pela captação aproveita a ocasião para esclarecer algumas dúvidas com relação aos impedimentos para doação.

Entre as causas que impossibilitam o procedimento está o fato de o interessado não ter feito um repouso satisfatório, estar estressado ou de jejum prolongado, haver contraído hepatite depois dos 11 anos de idade e feito tatuagem num período inferior a um ano.

Segundo a enfermeira Quesia Nogueira, as pessoas com tatuagem podem doar sangue, de acordo com portaria do Ministério da Saúde (nº 2.712, de 12 de novembro de 2013), após 12 meses do procedimento.

O Hemoacre faz ainda uma verificação do local onde foi feita a tatuagem, para checar se está de acordo com as normas de esterilização.

“A tatuagem em si não altera em nada o organismo, mas é preciso verificar se a pessoa não adquiriu alguma doença infectocontagiosa que só aparece após certo período”, esclarece a enfermeira.

De acordo com a portaria, as pessoas que fizeram maquiagem definitiva ou colocaram piercing também devem aguardar por um ano para doar sangue.

Thiago Rodrigues doou sangue pela primeira vez após ser incentivado por uma amiga (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Thiago Rodrigues doou sangue pela primeira vez após ser incentivado por uma amiga (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

O Hemoacre ressalta que não descarta bolsas de sangue só porque o doador possui tatuagens ou piercings. A entrevista de triagem é realizada justamente para identificar se o interessado em doar está apto ou não.

Um ato que salva vidas

O administrador Thiago Rodrigues se dirigiu ao ônibus do Hemoacre para doar sangue. Após triagem, foi identificado como apto a doar sangue.

Rodrigues contou que essa foi sua primeira doação, incentivada por uma amiga. “Gostei muito do atendimento, e pretendo doar mais vezes. A doação é importante para salvar vidas. Um dia posso ser eu o necessitado”, destacou.

Quem está apto a doar – Pessoas que tenham entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 quilos e estejam bem de saúde, com documento oficial original com foto para apresentar. Não é necessário estar em jejum, mas é recomendado evitar comidas gordurosas no dia da doação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter