Desde o dia 1 de maio, o mundo está mobilizado para mais uma edição do Movimento Maio Amarelo que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no mundo. No estado, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) está mobilizado durante todo o mês com ações que promovem a conscientização da sociedade.
Em alusão ao movimento, desde o início do movimento, o Palácio Rio Branco ganhou iluminação amarela, que permanecerá durante todo o mês. A cor faz referência à sinalização de advertência, que também simboliza atenção. No seu terceiro ano de existência, o Maio Amarelo já está presente em 23 países de cinco continentes.
Durante o movimento, o Detran/AC vai intensificar as atividades educativas de conscientização em Rio Branco e Cruzeiro do Sul a fim de convidar a população a fazer sua parte para a mudança no trânsito.
A escolha por maio justifica-se por tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.
Em 2016, o Movimento vai atuar com dois temas específicos: o uso do cinto de segurança, principalmente no banco traseiro, que ainda é muito negligenciado pela população, e o excesso de velocidade que impacta no aumento de mortes e na gravidade das lesões no trânsito serão as questões que terão evidência na mobilização deste ano.
“No Acre, iremos abordar além dos temas propostos pelo movimento, o respeitos às faixas de pedestres, e pretendemos tornar permanentes estas ações com o envolvimento de toda a sociedade”, afirma o diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo.
Projeto de Respeito às Faixas de Pedestre no estado
O governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), realizou na última quarta-feira, 4, abertura oficial do Movimento Maio Amarelo no estado e solenidade de lançamento do Projeto de Respeito às Faixas de Pedestre.
As iniciativas do programa serão realizadas em parceria com diversos órgãos e visam atender a todos os municípios. Na ocasião, a campanha publicitária “Não tire a faixa da cabeça”, foi lançada para divulgação do programa na mídia.
“Iremos atuar com engenharia de tráfego, na construção de faixas elevadas, ações de educação de trânsito nas avenidas e escolas e, por último, ações de fiscalização no desrespeito às faixas de travessia”, afirma o diretor-geral do Detran/AC Pedro Longo.