O Juizado de Trânsito trabalhará com mais uma viatura para atender os acidentes de trânsito a partir desta segunda-feira, 3, e também durante todo o mês de janeiro. Ao todo, serão três equipes que estarão trabalhando no período desta segunda-feira, 3, até o último dia de janeiro do ano que vem, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.
O Coordenador do Juizado de Trânsito, Afonso Evangelista, explica que a necessidade de mais uma equipe trabalhando, se dá em razão de neste período o fluxo de veículos na capital aumentar. “Muitas pessoas vêm passar férias, algumas inclusive, viajam de carro. Com isso, nossas vias recebem praticamente o dobro de veículos”, relata.
Acidentes de trânsito de pequenos impactos, em sua maioria geram conflitos. “A função do Juizado de Trânsito é mediar conflitos para que sejam resolvidos no próprio local. Com isso, estamos proporcionando ao cidadão o cumprimento dos princípios que norteiam os Juizados Especiais: celeridade, economicidade e oralidade”, destacou a juíza Lilian Deise Braga.
A diretora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sawana Carvalho, explica que pequenas colisões, é o que mais impacta nos índices de acidentes. Geralmente são ocasionadas pela falta de atenção. E ela alerta: “a pressa e a falta de atenção, aliada ao uso de celular ao volante, bem como, as demais tecnologias, são os principais fatores. Portanto, saia sempre com antecedência para chegar no horário de seus compromissos e não dirija falando ao telefone. Ao dirigir, redobre sua atenção!”.
O Detran trabalha em parceria com o Tribunal de Justiça, através de um convênio de cooperação técnica e disponibiliza diariamente um agente de trânsito para compor o atendimento móvel. “Ao todo serão três equipes que estarão atuando com duas viaturas para a realização da mediação da perícia e do conflito gerado pelo acidente, proporcionando um atendimento digno e eficaz a quem precisar desse serviço”, garantiu Sawana Carvalho.