Teve início no auditório da Secretarão de Estado de Segurança nesta terça-feira, 3, a primeira oficina de sensibilização sobre a problemática das pessoas em situação de rua, para os servidores voluntários do Acre.
A oficina faz parte do Projeto Dignidade e Autonomia para a População em Situação de Rua, coordenado pelo gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, em conjunto com as secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos e de Gestão Administrativa e a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social.
“Esse é um momento de sensibilização a respeito da problemática, porque a população em situação de rua tende a virar paisagem, então normalmente a gente costuma não ver, e essa realidade é flagrante em Rio Branco”, afirmou a secretaria adjunta de Humanização da SGA, Elineide Medeiros
Com cerca de 60 servidores, divididos em duas turmas, a oficina pretende proporcionar aos participantes um nivelamento de informações atualizadas sobre os serviços prestados pela rede de atenção psicossocial e socioassistencial no município de Rio Branco.
“Esses servidores vão atuar como voluntários em espaços que trabalham especificamente com pessoas em situação de rua, entre os quais a Unidade de Acolhimento Dona Elza e posteriormente o Centro Pop”, explicou a assessora técnica do gabinete da vice-governadora, Susie Lamas.
Atualmente existem 192 pessoas em situação de rua na capital, e a expectativa da servidora da SGA Tereza Andrade é de conseguir ajudar essas pessoas. “Eles precisam muito de um aperto de mão, de um abraço, de um sorriso. Eles necessitam muito de amor, e a gente está aqui para ajudá-los”, declarou.