A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou nesta quinta-feira, 28, a primeira edição do Prêmio de Jornalismo Legislativo. Dezenas de jornalistas dos mais diversos veículos de comunicação do estado se reuniram no salão da Aleac para acompanhar o resultado.
O prêmio foi concedido às três melhores matérias dentro das categorias Telejornalismo, Jornalismo Online e Jornalismo Impresso. A TV Aldeia, integrante da Rede Pública de Comunicação, foi uma das vencedoras, com o repórter Eduardo Gomes e o cinegrafista Ruizemar Leite, por meio de uma matéria que relatava o reencontro de dois irmãos separados pela hanseníase.
O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim, foi quem criou o prêmio. Segundo ele, além de valorizar o trabalho jornalístico do Acre, a ideia é manter e agradecer o trabalho da imprensa, que ajuda a divulgar as ações da Casa para toda a sociedade.
“Aqui são feitos debates, indicações e leis importantes. Sem o apoio da imprensa que cobre nossos trabalhos, as pessoas não iriam saber aquilo que fazemos aqui. E meu papel é justamente o de aproximar mais a Assembleia Legislativa das pessoas. Portanto, nada mais justo do que homenagearmos nossos amigos da área da imprensa”, conta Ney Amorim.
Além do prêmio, a Aleac ofereceu homenagens através de moções de aplausos para alguns dos principais veículos de comunicação do Acre. TV Aldeia, Rádio Aldeia e Rádio Difusora foram algumas das homenageadas.
A secretária de Estado de Comunicação, Andréa Zílio, esteve presente durante a premiação e ressaltou: “Esta é uma demonstração de valorização da profissão por parte da Aleac. Nós, jornalistas, passamos por tantas dificuldades no exercício do dia a dia, e esse prêmio demonstra isso. A ‘casa do povo’ valoriza a profissão de jornalista, assim como o governador Tião Viana tem um compromisso de enaltecer essa função por meio dos assessores de imprensa”.
Vencedor da categoria telejornalismo em segundo lugar, Eduardo Gomes, da TV Aldeia, não esconde a emoção. “Recebemos o prêmio com muita alegria. A TV Aldeia faz um trabalho diferente. Nós não apenas fazemos o jornalismo diário, nosso trabalho é documental, cheio de detalhes, e isso faz toda a diferença. O prêmio reconhece o trabalho de uma equipe dedicada e compromissada com a sociedade”, conta.