O diretor acreano Silvio Margarido é um dos homenageados desta sexta-feira, 24, no III Festival Pachamama, com a exibição do filme “O Mergulho”, no projeto Cinema nos Bairros, no bairro Base, às 19 horas. Silvio atualmente mora e estuda em Brasília, onde cursa Cinema no IESB.
Militante no movimento cultural desde a década de 1970, Margarido tem experiência em atividades de Produção Artística e Cultural nas áreas de música (percussionista e produtor musical), vídeos documentários (roteirista, diretor e produtor), poesia e pesquisa em história e cultura popular.
“Como uma pessoa que está trabalhando no audiovisual há algum tempo, fico honrado com a homenagem, mas me deixa mais honrado que o meu trabalho, o documentário, seja exibido para pessoas que, talvez, não tenham tido a oportunidade de vê-lo na televisão”, disse Margarido.
Entre seus trabalhos em produção de vídeo destacam-se “A Peleja de Hélio Melo com o Mapinguari do Antimary”, sobre o artista plástico Hélio Melo, e o Doc TV “O Mergulho”, documentário sobre a diversidade de relações da população com o Rio Acre. O mergulho foi produzido tendo como cenário e personagens o Rio Acre e moradores do bairro Base, por isso a escolha do local para a exibição.
Na mesma noite, após o documentário do Silvio, será exibido o curta-metragem Angeli 24 horas, documentário da diretora Beth Formaggini sobre o cotidiano de um dos mais expressivos cartunistas brasileiros. Beth está em Rio Branco para participar do festival e acompanhar o lançamento do DVD Paralelo 10, de Silvio Da-Rin, do qual é produtora e receberá, junto com Silvio Margarino, o público no bairro Base.