Governo capacita profissionais em Java Programmer

Iniciativa tem por objetivo promover o desenvolvimento profissional dos servidores públicos estaduais na área de TI (Foto: Assessoria Escola do Servido

Iniciativa tem por objetivo promover o desenvolvimento profissional dos servidores públicos estaduais na área de TI (Foto: Assessoria Escola do Servidor

O governo do Acre, por meio da Escola do Servidor Público, iniciou na segunda, 19, o curso de Java Programmer, mais um na área de Tecnologia da Informação. A iniciativa tem por objetivo promover o desenvolvimento profissional dos servidores públicos estaduais na área de TI, um segmento em constante crescimento.

O curso acontece no auditório da Diretoria de Modernização Administrativa (DMA), envolvendo seis profissionais da Secretaria da Fazenda (Sefaz), três da DMA, um da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), um da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e um da Secretaria de Estado de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). As aulas vão até amanhã, 23.

“O investimento que o governo do Estado está fazendo na reciclagem e atualização profissional é muito interessante, pois percebemos que o Estado enxerga a mão de obra qualificada como patrimônio, ou seja, as instituições são o que os profissionais desempenham, e estar treinando uma tecnologia de ponta, hoje considerada padrão no mercado por sua característica multiplataforma, e o que é melhor, uma linguagem de programação 100% ‘free’, com certeza abre uma série de possibilidades tecnológicas que podemos desenvolver para melhorar os serviços prestados”, comenta o analista de sistema da Sefaz, Márcio da Silva.

Um exemplo citado por Márcio sobre o uso da linguagem Java são os programas para atender projetos nacionais, como a nota fiscal eletrônica. Segundo o professor Emílio Celso, da Impacta, a tecnologia Java está presente no dia a dia das pessoas no mundo inteiro. “Essa linguagem de programação nasceu para ser multiaplicação. Podemos usá-la para desenvolver programas, aplicativos para dispositivos móveis (celular), para serviços e sistemas embutidos, como o controle remoto, robôs e equipamentos eletrônicos. Um universo de coisas que gera segurança e robustez. O investimento nesse setor tem retorno rápido, pois o mercado está muito aquecido e faltam profissionais capacitados nessa área”, observa.

Semana passada, 12 servidores foram capacitados no curso ‘Gerenciando Soluções de Acesso com o Active Directory do Windows Server 2008’. “O governo do Acre sabe da importância de ter em seu quadro de pessoal servidores preparados para atenderem às crescentes exigências do mercado. Por isso, vem investindo fortemente em iniciativas que possam fortalecer o serviço público”, observa a presidente interina da Escola, Heloísa Pantoja.

Para aplicar os cursos, a Escola do Servidor contratou a empresa União Educacional e Tecnologia Impacta, que atua para a certificação e treinamento dos profissionais de TI e Design há mais de 20 anos e forma cerca de cinco mil alunos por mês.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter