“Precisamos promover o bem a partir das escolas”, destaca vice-governadora

“Quando um aluno percebe que ele pode fazer mais pela sua comunidade, ele se torna responsável pelo coletivo”, diz Nazareth (Foto: Diego Tenutti/Secom)
“Quando um aluno percebe que pode fazer mais pela sua comunidade, ele se torna responsável pelo coletivo”, diz Nazareth (Foto: Diego Tenutti/Secom)

A vice-governadora Nazareth Araújo participou do lançamento do programa De Mãos Dadas com a Escola, cuja finalidade é construir uma cultura de paz nas comunidades escolares. O evento foi realizado nesta quarta-feira, 27, em Rio Branco. Mais de 16,6 mil alunos de 15 escolas de Rio Branco devem participar das ações do programa.

“Quando um aluno percebe que pode fazer mais pela sua comunidade, ele se torna responsável pelo coletivo e pelas ações dele dentro da escola. Buscamos, então, que a comunidade abrace a escola como uma fonte de cultura, de melhoria de vida e de formação de princípios, para que tenhamos uma sociedade de paz”, disse Nazareth Araújo.

Clube do Talento da Escola Carlos Vasconcelos realizou apresentação de música e dança (Foto: Val Fernandes/Secom)
Clube do Talento da Escola Carlos Vasconcelos realizou apresentação de música e dança (Foto: Val Fernandes/Secom)

A ideia principal do programa é reduzir os indicadores de situações conflituosas e danos ao patrimônio escolar, promover projetos de saúde e qualidade de vida, ações de participação cidadã e desenvolver programas de prevenção e combate ao uso de drogas.

Durante o lançamento, estudantes realizaram apresentações de dança e música, como o grupo Clube do Talento da Escola Carlos Vasconcelos e o coral da Escola João Aguiar. “É a união dos alunos e a compreensão do papel de cada um que ajudam no combate à violência e na manutenção da paz”, destacou a estudante da Escola Glória Perez Vitória Cristina Souza.

A vice-governadora Nazareth Araújo fez a entrega da chave de uma das viaturas que vão aumentar o policiamento escolar (Foto: Val Fernandes/Secom)
Vice-governadora Nazareth Araújo fez a entrega da chave de uma das viaturas que vão aumentar o policiamento escolar (Foto: Val Fernandes/Secom)

O programa tem a participação de diversas instituições de governo e não governamentais, como as secretarias de Estado de Educação e Esporte, de Segurança Pública, de Saúde e de Ação Social, por exemplo.

“Mais de 100 mil pessoas serão alcançadas com as ações do programa em Rio Branco. Trabalhar a cultura de paz é papel de todos, e as escolas serão protagonistas desse envolvimento de alunos, professores e pais, ou seja, toda a sociedade”, destacou o secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão.

Thamiris Gomes e Vitória Souza, da Escola Glória Peres, destacaram a participação dos estudantes na manutenção da cultura de paz (Foto: Val Fernandes/Secom)
Thamiris Gomes e Vitória Souza, da Escola Glória Perez, destacaram a participação dos estudantes na manutenção da cultura de paz (Foto: Val Fernandes/Secom)

Festival Estudantil da Canção

Foi lançado, também, o Festival Estudantil da Canção, realizado em parceria do governo com a prefeitura de Rio Branco. O festival começa no dia 23 de maio e vai até 12 de agosto, com alunos de 13 a 29 anos de idade do ensino médio de escolas públicas e privadas. Serão premiados a melhor canção, a música autoral, o intérprete e o vídeo mais acessado na internet.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter