O governador Tião Viana entrega nesta terça-feira, 20, a praça de alimentação do Calçadão da Gameleira. A obra, que teve sua execução contratada e fiscalizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop), está sendo realizada em duas etapas e conta com a edificação de oito quiosques para lanches, no padrão dos já existentes na Praça da Revolução.
De acordo com o secretário de Obras Públicas, Wolvenar Camargo Filho, estes irão contemplar 16 atividades comerciais organizando os serviços que já eram oferecidos por parte dos ambulantes naquele local. “Para tanto, procedeu-se à adequação e recuperação de toda a infraestrutura daquele trecho, com reformas de pavimentos, bancos e iluminação, entre outras benfeitorias”, disse Wolvenar.
Para a segunda etapa das obras que já se encontra em curso, está sendo realizada a ampliação do passeio público com instalação de piso elevado em madeira, a fim de recuperar o pavimento danificado pelas raízes das árvores existentes no local, além da construção de ponto de táxi para atendimento às pessoas que se deslocam para outros municípios de e um novo ponto de ônibus. O prazo máximo para a conclusão dessa segunda etapa da obra acontecerá até o fim deste ano.
Gameleira é patrimônio urbano de Rio Branco
Inaugurado pela primeira vez em 22 de setembro de 2002, durante o governo Jorge Viana, o Calçadão da Gameleira é um referencial histórico na cidade de Rio Branco. A árvore, que representa o local, é símbolo de perseverança e resistência que caracterizam o povo do Acre. Tendo servido de marco para a fundação de Rio Branco, no fim do século XIX.
A realização das obras no local qualificou o cenário que antes era apenas uma longa via com barrancos e ausência de infraestrutura, as quais favoreciam o acúmulo de lixo e mato por toda a região. A reurbanização deu a Rio Branco um novo espaço de lazer e expressão popular, localizado às margens do Rio Acre.
Com a inauguração do novo Mercado Velho, em de agosto de 2006, e do Mercado dos Colonos em 31 de dezembro de 2010, a beleza e os benefícios do espaço turístico da Gameleira ganharam uma complementação que veio simbolizar a qualidade de vida da população e transformar o local num dos mais belos cartões-postais da cidade.