Nem mesmo a chuva foi capaz de diminuir o ânimo das pessoas que se prepararam para participar da caminhada em memória às vítimas de trânsito, que foi realizada no domingo, 18, à tarde, na rua principal do bairro Calafate.
O evento faz parte da Década de Ação pela Segurança Viária. Tem como objetivo não só render homenagem a pessoas que tiveram suas vidas ceifadas, ou mesmo sequeladas por causa de acidentes, mas também sensibilizar todos e promover a mudança do comportamento em relação ao trânsito.
“Histórias de vida por detrás dos acidentes acabam, na maioria dos casos, ficando esquecidas diante dos números. O que resta é apenas um misto de emoções, motivadas pelo sofrimento que passam as vítimas e suas famílias”, avalia a diretora geral do Detran, Sawana Carvalho.
Como forma de homenagear essas pessoas, a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005, decidiu estabelecer todo terceiro domingo do mês de novembro como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Para a diretora do Detran, trata-se de uma data que vai além de homenagear as vítimas. “Vem, principalmente, também manifestar a valorização da vida e a aplicação de conceitos de cidadania e também de fazer a população enxergar os riscos e responsabilidades que a direção de um veículo traz consigo”, diz.
Tadeu Gomes, pastor responsável pela mobilização dos fiéis das 13 congregações do bairro Calafate, disse que essa é uma oportunidade de proporcionar às crianças uma forma mais consciente de ver o trânsito. “Estamos felizes de ter contribuído e mobilizado a comunidade, que, mesmo em baixo debaixo de chuva, fez-se presente para dizer não à imprudência, não ao álcool com direção. O trânsito precisa de paz”, destaca.
O trânsito tem sido uma das prioridades na atual gestão do governador Tião Viana. Isso fica evidente por meio das ações de educação, aliadas à fiscalização e engenharia que têm sido desenvolvidas pelo Detran em todos os municípios do Estado. Campanhas sobre segurança no trânsito de alunos, perigo de dirigir alcoolizado, respeito às faixas de travessia e direção defensiva, além de abordagens educativas, panfletagem, palestras e teatros, são algumas maneiras que o órgão de trânsito utiliza para se aproximar da sociedade.
O comerciário Márcio Andrade participou da caminhada e destacou a relevância da parceria entre governo e comunidade para a sensibilizar os condutores e os pedestres sobre a importância da preservação da vida no trânsito.
Também estavam presentes rotarianos e um grupo de jovens que fazem parte do Interact. Além deles, representantes do Motoclube Viramundo participaram da homenagem. Mauro Sérgio, um dos motociclistas, ressaltou que fizeram questão de participar porque pouco tempo antes haviam perdido um irmão no trânsito.
A coordenadora de educação de trânsito da autarquia, Geny Polanco, destacou que a homenagem foi realizada simultaneamente em todo o país. “As paróquias também abordaram o tema em seus cultos. Nossos educadores se dividiram entre igrejas católicas e evangélicas para distribuição de panfletos”, relatou.
Ao fim da caminhada, balões na cor laranja foram soltos simbolizando a memória das vítimas de trânsito. E um culto evangélico foi realizado na igreja Assembleia de Deus do bairro Calafate.