Nesta quarta, 14, o Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio do Centro de Educação Profissional Campos Pereira, realizou uma prática com os 34 alunos do Curso Técnico de Guia de Turismo, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para conhecerem alguns pontos turísticos da cidade de Rio Branco.
A atividade se iniciou na Praça da Revolução e se estendeu a diversos pontos turísticos da cidade. Entre os objetivos estabelecidos está o de apresentar ao visitante opções de roteiros e itinerários, além de utilizar instrumentos de comunicação, localização, técnicas de condução e de interpretação ambiental e cultural.
O curso é realizado na forma concomitante, isto é, ao longo dos seus 18 meses, os educandos estarão concluindo o ensino médio. “É uma oportunidade que abre muitas chances a jovens que estarão contribuindo para o desenvolvimento do Estado e do município”, diz Glacimar Alves de Nazaré, coordenadora do Centro de Educação Profissional Campos Pereira.
Para Gitana Araújo, turismóloga e mediadora do curso, a visita desperta nos educandos suas atribuições técnicas, possibilitando que se familiarizem com os atrativos históricos e culturais de Rio Branco.
Pelo Pronatec já foram matriculados cerca de 5.300 educandos para vários cursos de qualificação profissional e técnica, destinados aos estudantes do ensino público e a beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O programa contempla os 22 municípios do Acre. Até o fim de novembro, o IDM cumprirá a meta de sete mil matriculados.