A entrega de uma unidade básica de saúde municipal, no bairro da Praia, em Tarauacá, neste sábado, 23, dentro das comemorações de 103 anos da cidade (dia 24), é símbolo de como o Estado trabalha para a saúde pública. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM) junto com a Organização Não Governamental Contas Abertas, o Acre é o segundo melhor estado do Brasil em investimentos na área da saúde durante o ano de 2014, gastando R$ 2,92 por habitante. Os governos estaduais devem aplicar no mínimo 12% de seu orçamento com a saúde, e o Acre investe 18%.
“A saúde é a sensação plena de bem-estar. Envolve diversos fatores, desde a infraestrutura humana passando pelo centro de saúde para que a população possa encontrar o atendimento básico e também o especializado. Em Tarauacá, com a parceria dos governos do Estado e Federal, conseguimos investir mais de R$ 8 milhões em saúde, nos últimos quatro anos”, diz o prefeito Rodrigo Damasceno.
A unidade básica de saúde Padre Hubert Grosseheim, que também abriga o centro de referência da mulher, Maria Helena Trindade Bayma, é um dos quatro novos empreendimentos em saúde do município. Está localizado em uma região antes tomada pelos altos índices de criminalidade. Hoje o bairro da Praia, que tem 42% de uma população de 38 mil do munícipio, conta com biblioteca e quadra de esporte.
“Eu tenho certeza que esse posto vai contribuir para a qualidade de vida das pessoas, não só do bairro da Praia. Saúde é prioridade para todos nós. Eu lembro como nunca, que na câmara de vereadores fazia fila de pessoas precisando de receita, hoje isso não acontece mais”, diz Maria Dourado, presidente da associação de moradores do bairro.