Para homenagear vítimas do trânsito governo ilumina de laranja o portal do Parque da Maternidade

Para celebrar o Dia Mundial em Memória às  Vítimas de Trânsito o Detran elaborou algumas ações que visam chamar a atenção da sociedade sobre a importância da segurança viária. A data foi instituída em 2005 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é exaltada no terceiro domingo de novembro.

Portal do Parque da Maternidade está iluminado na cor laranja em homenagem às vítimas de acidentes de trânsito (Foto: Jannice Dantas/Detran)

Portal do Parque da Maternidade está iluminado na cor laranja em homenagem às vítimas de acidentes de trânsito (Foto: Jannice Dantas/Detran)

Esse ano a data será celebrada domingo, 18, e terá como encerramento uma caminhada pelas ruas do bairro Calafate. “Além disso, já é possível observar que o portal de entrada do canal da maternidade, que fica em frente ao terminal urbano, está iluminado de laranja e com uma faixa preta, simbolizando as estradas e as vítimas de acidentes de trânsito”, explicou a diretora geral do Detran, Sawana Carvalho.

A coordenação de educação de trânsito da autarquia, também buscou parcerias com igrejas católicas e evangélicas para que o tema seja debatido e a data lembrada, durante seus cultos religiosos realizados no próximo domingo.

“Queremos envolver a sociedade nessa luta de combate a violência de trânsito”, ressaltou Sawana Cavalho. A diretora explicou também que o evento faz parte da Década de Ação pela Segurança Viária, que tem como objetivo, reduzir o número de acidentes em até 50% no período de dez anos.

“É importante que as pessoas saibam que acidentes de trânsito, impactam tanto nos gastos com segurança pública, quanto na saúde pública. Se conseguirmos reverter esse quadro, certamente será investido mais nessas áreas”, enfatizou Sawana.

Ajuda voluntária

Durante todo o sábado, 17, um grupo de voluntários, entre rotarianos e evangélicos, liderados pelo capitão aposentado do Corpo de Bombeiros, Jairo Teixera, estiveram no terminal urbano, panfletando e convidando as pessoas que passaram por lá para participarem da caminhada no domingo.

“Acredito na importância do tema. Infelizmente só sente sensibilizado pela causa quem já perdeu um ente querido ou teve alguém próximo envolvido em acidente grave e que o deixou com sequelas pelo resto da vida. O trânsito é de todos e para todos, por isso, é importante respeitar as regras”, frisou Jairo Teixeira.

A coordenadora de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco, destacou a importância da conscientização da população e da necessidade de respeito às regras de boa convivência e às leis de trânsito, independente da fiscalização. “Com o esforço conjunto de todos – sociedade, governo, entidades, ONGs, conseguiremos salvar milhões de vidas. Por isso, deixo aqui o convite para que todos participem da nossa caminhada. A concentração será a partir das 17 horas, no portal de entrada do bairro Calafate”, finalizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter