Setul promove 1ª sensibilização para Transportadores Turísticos

A oficina teve como objetivo elevar a qualidade no atendimento, na condução e transporte dos turistas (Foto: Assessoria Setul)

A oficina teve como objetivo elevar a qualidade no atendimento, na condução e transporte dos turistas (Foto: Assessoria Setul)

Nesta terça-feira, 12, no auditório da Secretaria de Turismo e Lazer do Estado (Setul), foi promovida mais uma oficina de sensibilização turística. Dessa vez o público alvo foram os transportadores turísticos responsáveis por vans, micro-ônibus e ônibus ligados ao Sindicato de Vans de Rio Branco. A sensibilização contou com a participação de 20 transportadores da capital.

A oficina teve como objetivo elevar a qualidade no atendimento, na condução e transporte dos turistas. Os participantes recebem informações sobre história e cultura do Acre, pontos turísticos e horários de funcionamento dos locais de visitação pública como museus e galerias.

O programa de qualificação é ministrado pelas gestoras da qualificação turística Luciana Rufino e Elenira Mendes, juntamente com Simone Nascimento, responsável pelo Setor de Artesanato, e é uma das ações do programa Bem Receber Acre, coordenado pela Secretaria de Turismo e Lazer.

“A oficina foi voltada tanto para transportadores que já aderiram ao Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur) quanto para os que ainda não fizeram o cadastro. Nosso objetivo é atingir toda a classe com a sensibilização”, diz Luciana.

Durante a oficina, os participantes têm a oportunidade de compreender mais sobre as rotas do Acre, como o caminho de Chico Mendes, Caminhos do Pacífico e Caminhos das Aldeias e da Biodiversidade. A proposta levantada pelos transportadores durante a sensibilização foi de que a Secretaria de Turismo e Lazer pudesse, junto ao Sindivans, realizar outras sensibilizações e capacitações para a classe, com cursos de línguas, roteirização e seguro para os veículos.

A sensibilização faz com que cada participante perceba que é capaz de contribuir para a melhoria das condições de vida da comunidade. De acordo com orientações do Ministério do Turismo, a sensibilização é um processo permanente e, por meio dessa ação, despertam-se o interesse e o comprometimento necessários dos atores locais com o desenvolvimento do turismo.

O programa Bem Receber Acre possui uma série de atividades de sensibilização e qualificação para vários profissionais envolvidos nos serviços ligados ao turismo, direta ou indiretamente, garantindo o desenvolvimento do setor. Desse modo, a sensibilização favorece o comprometimento com as novas propostas e é um recurso importante quando se deseja motivar e levar o indivíduo ou o grupo a agir em prol de um bem maior: o desenvolvimento da região turística.

“A Sensibilização é o passo inicial e permanente para que todas as ações propostas pelo Programa Bem Receber Acre sejam bem-sucedidas. Outro desafio desse momento inicial é fazer com que as pessoas da comunidade passem a olhar o desenvolvimento do turismo de forma mais ampla, isto é, não somente se concentrando em seu município, e sim em toda a sua região”, diz a secretária de Turismo, Ilmara Lima.

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