Com objetivo de levar tecnologia e educação às comunidades de Rio Branco, a Secretaria de Planejamento (Seplan), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), realizou no último fim de semana a instalação de mais um distribuidor de sinal do Floresta Digital. “Os funcionários fizeram os últimos ajustes no equipamento na manhã desta terça-feira [23] e o sinal já está disponível”, afirmou Paulo Ruela, técnico da empresa responsável pela instalação.
O projeto de levar o Floresta Digital a todos os bairros da capital já abrange quase toda Rio Branco. “Um dos maiores problemas é a vegetação muito fechada, que barra o sinal e impede que ele chegue como deveria, tornando o trabalho ainda mais demorado”, disse Silmar Oliveira, diretor da DTIC. Ele lembrou ainda que o cadastro para o acesso domiciliar pode ser feito em qualquer um dos telecentros espalhados por toda a cidade, e caso o usuário encontre alguma dificuldade é só ligar para o número 3215-2300 e tirar todas as dúvidas.
João Pereira, 55, líder comunitário e morador do bairro há mais de 20 anos, disse que, com a chegada do Floresta Digital, toda a comunidade vai poder ter acesso às informações do dia a dia em tempo real e que os alunos das duas escolas da comunidade “vão finalmente poder utilizar os computadores como deveriam, já que laboratórios estarão ligados na rede do Floresta”.
João já prepara um oficina oferecida pelos técnicos da Seplan com os moradores que tiverem interesse em aprender como é o processo de instalação da antena que capta o sinal. “Esse foi um pedido especial do governador Tião Viana e um anseio da comunidade do Santa Cecília”, fazendo alusão à rápida instalação do distribuidor de sinal.
Com a chegada da internet aos moradores do Santa Cecília, veio também o programa Ruas do Povo, que está pavimentando todas as ruas do bairro e levando mais saúde e qualidade de vida aos moradores daquela comunidade.