Moradores de Rio Branco são beneficiados com o Ruas do Povo

O local era conhecido como “caminho do barro”, e os moradores eram obrigados a usar sacola nos pés sempre que havia uma chuva mais forte. Hoje a rua está aberta, as máquinas estão no local e o sorriso, no rosto dos moradores. Maria do Socorro relembra os tempos difíceis para toda a família.

 

Moradores agradecem pelas melhorias causados pelo Ruas do Povo. Programa garante mais cidadania às pessoas e melhora a qualidade de vida. Foto: Sérgio Vale/Secom

Moradores agradecem pelas melhorias proporcionadas pelo Ruas do Povo. Programa garante mais cidadania às pessoas e melhora a qualidade de vida. Foto: Sérgio Vale/Secom

“Para chegar em casa meu filho tinha que colocar a bicicleta nas costas, era um sofrimento, uma reclamação.  E agora eu posso andar pela rua sem medo. É uma alegria sem tamanho poder ver tudo isso. Eu moro aqui faz 17 anos, e sei do que falo. Estou feliz com tudo”, disse Maria do Socorro.

A pequena Thais Luana, de apenas dois anos, pode brincar à vontade e hoje, no fim da tarde, sentada no colo da mãe, não se intimidou para as fotos. Idalecia Luana, mora no local há 20 anos e comemora a nova rua.

“Eu tenho 56 anos e esperei muito por isso. Essa obra muda nossa vida, agora pode passar carro por aqui, se alguém precisar tem como tirar daqui. Eu fico aqui na minha cadeira de balanço só olhando o movimento dos trabalhos, é uma felicidade”, falou disse Idalecia.

No bairro Ayrton Senna serão pavimentadas 23 ruas, beneficiando 1.868 moradores, sendo que oito ruas já estão prontas.

Crianças passam a ter mais liberdade para brincar. Foto: Sérgio Vale/Secom

Crianças passam a ter mais liberdade para brincar. Foto: Sérgio Vale/Secom

Maria Silva da Conceição, 32, tem um filho e mora no Ayrton Senna há 19 anos e lembra como sonhava com a rua. “A nossa rotina era sacola nos pés e lama, e a rua era um sonho distante e agora eu estou vendo ser feito. É bom demais poder andar pela rua sem preocupação. Estou feliz e agradecida por tudo que está sendo feito”, disse Maria.

Para o deputado Astério Moreira (PEN), uma palavra define o programa Ruas do Povo: cidadania. “A minha felicidade é grande, pois eu conheço muita gente que mora aqui e tenho acompanhado a mudança que esse trabalho representa. Digo mais uma vez que o Ruas do Povo é cidadania de verdade na vida dos moradores da capital.”

No João Eduardo, o trabalho também não para nas 20 ruas que serão beneficiadas com drenagem, meio-fio, esgoto e rede de água. O investimento é de mais de R$ 3,4 milhões e irá facilitar a vida de 4 mil pessoas.

Vanda Maria, dona de um pequeno comércio, agora sonha em montar seu atelier de costura. “Agora posso pensar em crescer. Ates eu não tinha como ter clientes, agora vou colocar uma placa e começar a trabalhar no meu atelier de costura. Já fiz curso e estou preparada para uma nova vida”, disse.

Programa Ruas do Povo garante trafegabilidade nos bairros. Foto: Sérgio Vale/Secom

Programa Ruas do Povo garante trafegabilidade nos bairros. Foto: Sérgio Vale/Secom

Raimunda Lopes, 65, tem seis filhas e agradece o trabalho feito na rua onde há 27 anos. “Criei minhas famílias com muita dificuldade e hoje elas estão grandes, formadas, e meus netos não precisam mais conviver com a lama, sem poder sair de casa, como era antes. Tudo mudou, está melhor e eu estou feliz demais.”

O deputado Geraldo Pereira (PT) também acompanhou a visita aos dois bairros e fala da importância do programa. “São um presente para os moradores essas obras, que garantem trafegabilidade e mais agilidade para chegar ou sair. É muito bom ver todo esse trabalho, que terá continuidade pelo governo até o fim do seu mandato”, disse Pereira.

O diretor-presidente do Depasa, Gildo César, também acompanhou a vistoria dos trabalhos nos bairros. “Eu quero parabenizar as famílias que estão recebendo essa obras e dizer que nós vamos continuar até que as ruas estejam completamente concluídas. É muito bom saber que em alguns lugares não havia tráfego de carro e agora a rotina é outra. Nosso trabalho está ajudando os moradores, e isso é uma satisfação imensa.”

O governador Tião Viana percorreu toda a Rua do Barro e ficou satisfeito com o que viu e ouviu dos moradores, que agora vivem uma outra rotina. “A satisfação é imensa de saber que nosso trabalho tem interferido de maneira positiva na vida das pessoas. Acabaram-se a sacola nos pés, o sofrimento. Agora é asfalto. Temos que começar a nos preocupar com quebra-molas [lombadas] para garantir a segurança das muitas crianças que moram nessa rua. O trabalho só continua, e da nossa parte será concluída dentro do prazo estabelecido”, finalizou o governador.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter