Instituições de Ciência e Tecnologia definem ações para o CVT Bambu

Ações para o CVT bambu foram definidas nesta quinta (Foto: Val Fernandes/Secom)
Ações para o CVT bambu foram definidas nesta quinta (Foto: Val Fernandes/Secom)

Representantes da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), que compõem o Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, estiveram reunidos nesta quinta-feira, 7, para dar encaminhamento às ações do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Bambu.

O CVT é um espaço direcionado ao desenvolvimento, promoção e oferta de serviços e produtos, com o intuito de fortalecer os sistemas produtivos locais por meio da extensão tecnológica, do desenvolvimento de tecnologias sociais e da realização de atividades de educação profissional de base tecnológica.

O CVT é  voltado para o desenvolvimento de pesquisas e projetos com o uso de bambu, que está presente em cerca de 40% do território do estado.

Assim, o Acre se destaca como uma das maiores reservas naturais em espécies nativas de bambu do planeta. A cultura do uso do bambu no estado ainda é recente, e o desenvolvimento da cadeia produtiva dessa matéria-prima está em sua fase inicial.

“O CVT não é só uma estrutura física, ele também está muito focado no desenvolvimento de pesquisa, como também na capacitação dos produtores”, afirmou a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza.

A reunião com as três instituições que estão diretamente envolvidas no CVT bambu foi para avaliar e verificar as metas cumpridas em 2015 e dar os encaminhamentos para 2016.

“Para 2016, a parte da licitação já foi para a CPL, que trata da construção do CVT. Estamos definindo as datas dos seminários que vão ocorrer este ano e também a compra dos insumos e serviços que vão ser utilizados no CVT”, informou Renata Souza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter