A emoção era evidente no rosto do jovem Abimael Simei Almeida da Justa, 19, na tarde desta quinta-feira, quando foi homenageado pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte, na Escola 15 de Junho, em Senador Guiomard. Ele alcançou 822 pontos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2010, terceira melhor nota do país.
Atualmente, Abimael cursa Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Acre. Ele atribui o sucesso no Exame ao esforço e dedicação aos estudos. “Enquanto meus colegas estudavam a Idade Média, por exemplo, eu já estava aprendendo física quântica por conta própria”, diz Abimael Simei.
Aluno de escola pública, sua rotina de estudo, quando cursava o terceiro ano ensino médio, era de oito a doze horas diária de estudo. “Acredito que, em decorrência da minha criação cristã, sempre tive objetivos claros. Encarei o Enem como um desafio por acreditar que a educação é o primeiro passo em prol de um futuro promissor”, revela. “Meu sonho é, ao concluir Engenharia Elétrica, cursar Filosofia. Quero conhecer mais dos assuntos relacionados à vida.”
Das mãos do secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, Abimael ganhou uma coleção da História da Educação do Acre, de autoria de Giovanna Ginelli, e um netbook. “Este é um momento especial para a educação do Acre. É uma alegria descobrir talentos como Abimael. Não há glória sem esforço, suor e disciplina. O Acre cresce em oportunidades, e nossos jovens precisam estar preparados. O governo, ao longo dos anos, tem feito a sua parte oferecendo educação de qualidade, mas 60% do sucesso depende exclusivamente do fator aluno, que precisa acreditar em si e correr atrás de seus objetivos”, afirma.
Henrique Freitas, pai de Abimael, relatou aos jovens do ensino médio da Escola 15 de Junho, que estavam presentes à homenagem, que o resultado obtido pelo filho não é impossível de alcançar. “Tudo na vida é fruto de esforço e determinação. Quero parabenizar a Secretaria de Educação pela preocupação em promover e oferecer educação de qualidade que, acima de tudo, valoriza o conhecimento”, observa.
A diretora da escola, que também foi professora de Abimael, ressaltou que a homenagem é uma forma de incentivar outros jovens da educação pública a buscar bons resultados em exames como o Enem. “Além da escola, o papel da família é de suma importância na consolidação dessas conquistas.”