Construído por meio de uma ampla parceria entre o Ministério do Turismo, Inmetro, Sociedade Brasileira de Metrologia e sociedade civil, o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) vem sendo um importante passo para possibilitar a concorrência justa entre os meios de hospedagem do país e auxiliar os turistas, brasileiros e estrangeiros, em suas escolhas.
A sensibilização, que já foi feita em todo o Vale do Juruá no mês passado pela Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), ocorre agora no Vale do Acre e Rio Branco e consiste em informar o setor hoteleiro sobre o SBClass, que utiliza a consagrada simbologia de estrelas para diferenciar as categorias em todos os meios de hospedagem.
“No Brasil temos, ao todo, 19 hotéis já classificados dentro do SBClass com estrelas. Agora nosso principal objetivo é encaixar e somar o Acre como mais um com hotéis classificados, o que é importante para nossa visibilidade na rota do turismo e qualidade na prestação de serviço hoteleiro”, diz a secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima.
A exemplo de vários países, como França, Portugal, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Chile, Suécia e outros, o Brasil estabeleceu o seu sistema de classificação como estratégia para promover e assegurar a competitividade em um mercado global altamente disputado.
É importante ressaltar que, para solicitar a classificação, é obrigatório que o meio de hospedagem esteja com o cadastro válido no sistema de pessoas físicas e jurídicas do setor hoteleiro (Cadastur), que pode ser feito pela Setul.
Além disso, a Setul também alerta o setor hoteleiro sobre a importância da aplicação do Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH), capaz de identificar e mensurar o fluxo de turistas domésticos e estrangeiros no Acre. Com a criação e implantação do novo sistema, será possível gerar informações sobre hóspedes e hospedagens.
O SBClass é de adesão e adoção voluntárias pelos meios de hospedagem, e o estabelecimento, para ser classificado na categoria pretendida, deve ser avaliado por um representante legal do Inmetro e atender a uma série de requisitos correspondentes à infraestrutura, serviços e sustentabilidade.