Após disputarem uma vaga na 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, duas equipes da Escola Craveira Costa, de Cruzeiro do Sul, embarcaram ontem, quinta-feira, 18, em viagem para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, onde acontece a etapa final e a cerimônia de encerramento das competições.
Mais de 12 mil equipes inscreveram-se em todo o Brasil, sendo 60 do Estado do Acre. As inscrições foram realizadas por escolas estaduais, municipais e particulares. As duas equipes cruzeirenses classificadas são coordenadas pela professora Blenda Cunha Moura, que também acompanha os alunos durante a viagem para a grande final, marcada para este fim de semana.
“Fazer com que meus alunos alcancem níveis cada vez maiores de desempenho é um motivo de grande alegria. Acredito que realizações como essa são um sonho para todos os professores, já que demonstram o aprendizado aplicado a oportunidades que premiam em nível nacional”, destacou a professora.
Sobre a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
É uma iniciativa voltada para alunos do ensino fundamental e do ensino médio, em que os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e conhecer as práticas e metodologias dos historiadores, trabalhando com documentos históricos, textos e materiais diversos.
As equipes eliminadas nas fases anteriores receberão certificados online digitalmente assinados, atestando a sua participação até o momento em que ela ocorreu.
A premiação consiste em medalhas de ouro, prata e bronze para os estudantes e professores participantes. Todos receberão certificados, que serão emitidos com base nos dados fornecidos no ato de inscrição. Os professores de história participarão de uma oficina para docentes, durante a realização, pelos alunos, da prova presencial.
A divulgação da lista dos premiados é de responsabilidade da Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil e se dará, segundo o calendário oficial, no site.
Mais informações: http://www.museudeciencias.