Instituto Dom Moacyr inicia oferta de cursos pelo Pronatec com 553 educandos

 O Pronatec amplia a oferta de educação profissional. No Acre mais 553 pessoas têm a oportunidade de participar dos cursos iniciados nesta terça-feira (Foto: Fabiana Chaves/IDM)

O Pronatec amplia a oferta de educação profissional. No Acre mais 553 pessoas têm a oportunidade de participar dos cursos iniciados nesta terça-feira (Foto: Fabiana Chaves/IDM)

Na manhã desta terça, 9, o Instituto Dom Moacyr (IDM) iniciou os primeiros cinco cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), totalizando 553 vagas em Rio Branco. Os cursos são de Formação Inicial e Continuada em Manicura, Cabelereiro, Corte e Costura, Roçador, Modelador de Langerie e Moda Praia. Os cursos serão ministrados pelo Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira, uma das escolas do IDM.

Equipe do IDM salienta a importância dos cursos para a formação qualificadas de novos profissionais (Foto: Fabiana Chaves/IDM)
Equipe do IDM salienta a importância dos cursos para a formação qualificadas de novos profissionais (Foto: Fabiana Chaves/IDM)

Equipe do IDM salienta a importância dos cursos para a formação qualificada de novos profissionais (Foto: Fabiana Chaves/IDM)

O evento de abertura contou com a presença do diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, da secretária de Estado de Políticas para as mulheres, Rose Scalabrin, e da representante da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, Bete Pinheiro. Além deles, esteve presente a equipe responsável pelo andamento do Pronatec no IDM: a gerente de programas e projetos, Mara Lima, e a coordenadora-geral do Campos Pereira, Glacimar Alves. Mara Lima apresentou aos novos educandos do IDM o que é o Pronatec, seu funcionamento e sua importância para o desenvolvimento do Estado.

O Pronatec foi instituído pelo governo federal em 2011, e tem como finalidade ampliar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica em todo o território nacional por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. O programa visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos de Formação Inicial e Continuada (cursos de qualificação profissional de curta duração). O IDM irá ofertar mais de sete mil vagas em Educação Profissional por meio do Pronatec, até o fim deste ano.

O diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, falou sobre a criação de oportunidades viabilizada por esse programa: “É muito importante que vocês agarrem essa portunidade, pois por meio dela podem dar início à construção do sonho de vocês. Depois desse curso, vocês poderão ter a renda de vocês, a profissão de vocês, mas precisam ser persistentes, continuar sempre procurando ser os melhores naquilo que vocês fazem”, disse.

“Depois de vocês formados, com o curso terminado, a Secretaria de Pequenos Negócios vai ajudá-los com os equipamentos. Ficaremos acompanhando vocês por dois anos, até já terem se firmado direitinho no negócio de vocês. O Acre é o único Estado brasileiro que possui uma secretaria de pequenos negócios”, afirmou Bete Pinheiro.

Os educandos que realizarão os cursos receberão vale-transporte para poderem frequentar as aulas, além do material didático e lanches. Isso é para facilitar o acesso aos cursos, visto que o público-alvo do Pronatec são pessoas de baixa renda, cadastradas no Cad-Único. No próximo dia 22 o IDM inicia, também pelo Pronatec, os Cursos Técnicos. Serão 670 vagas para oito municípios acreanos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter