A Coordenadoria de Engenharia de Trânsito do Detran divulgou as estatísticas referentes ao mês de setembro deste ano. O documento mostra os números do aumento de frota no Estado e dados sobre acidentes de trânsito fatais e não-fatais. Os dados apontam redução em acidentes e aumento da frota. O número mais significativo é a diminuição dos acidentes fatais, quando comparados com o mesmo período de 2011.
De acordo com Sawana Carvalho, diretora-geral do departamento, os números mostram o resultado do trabalho realizado pelas equipes da autarquia. “Esse resultado é fruto do trabalho realizado por todos no Detran, principalmente das equipes de engenharia, fiscalização e educação de trânsito, que trabalham diretamente para melhorar a atuação de motoristas e pedestres em nossas ruas”, disse.
A diminuição no número de acidentes, quando comparado ao mês de setembro de 2011, é de redução de 24% nos acidentes sem vítima, 21% no total de acidentes de trânsito e -30% nos acidentes fatais. Os dados apontam a melhora da consciência dos motoristas e a qualidade do trabalho realizado nas ruas, além do melhor planejamento das vias com sinalização horizontal e vertical e sincronização de semáforos.
A estatística de acidentes de trânsito define as diretrizes para o trabalho preventivo. É feita por meio da contabilização das ocorrências em vias de circunscrição estadual não somente na capital, mas também no interior. Possui cinco sessões de análise, e para o efetivo fechamento dos dados, é necessário o acompanhamento das vítimas nos 30 dias subsequentes. Os dados podem ser encontrados no site do Detran.