Na tarde desta terça-feira, 2, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da gerência de reintegração social e saúde, articulou o encontro de familiares e presos. A ação faz parte do trabalho do núcleo de assistência à família, setor subordinado à gerência de reintegração social que visa, entre outras ações, restabelecer os vínculos entre o preso e seus familiares.
A área de reintegração social desempenha ações com vistas a contribuir no processo de retorno do preso à sociedade. “Temos uma equipe de psicólogos e assistentes sociais que desenvolvem atividades que visam o fortalecimento psicossocial dos presos e familiares. Um dia todas as pessoas privadas de liberdade voltarão ao convívio em sociedade. Para tanto, é preciso pensar e realizar ações que apontem para a manutenção dos laços”, explica a gerente de reintegração social e saúde, Madalena Ferreira.
Após cometer um delito em Assis Brasil, o preso foi encaminhado para cumprir pena em Rio Branco, estando aqui há sete anos sem receber visita familiar. Em setembro deste ano, por ocasião de uma solenidade de governo, a família dele fez contato com o governador e pediu ajuda no sentido de reencontrá-lo.
Feito o contato, um assistente social do Iapen acompanhou a família, fez os procedimentos necessários para que houvesse a visita e o resgate do convívio em família fosse readquirido. “Hoje foi um dia muito feliz. Reencontrar meu irmão e vê-lo vivo, saber que, mesmo diante das circunstâncias, ele se encontra bem, foi muito bom”, disse a irmã do preso, Antônia da Silva.